Imagem ilustrativa
Uma jovem de 19 anos, foi presa nesta sexta-feira (28) suspeita de tentar matar a própria mãe em São Gonçalo, no Rio de Janeiro (RJ) usando chumbinho. O crime teria sido planejado em conjunto com o pai da jovem, Marcos, companheiro da vítima, que continua foragido.
De acordo com a delegada Ana Carla Rodrigues Moura, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de São Gonçalo, Rebeca inicialmente afirmou à polícia que o pai havia envenenado a mãe. Com o avanço das investigações, descobriu-se que ambos agiram conjuntamente, planejando e executando o crime.
Segundo a delegada, a primeira tentativa ocorreu em outubro, quando Marcos colocou chumbinho em um cachorro-quente oferecido à vítima. Ela passou mal, foi socorrida, mas foi levada ao hospital e foi liberada ao receber tratamento.
"No hospital, não foi feito um diagnóstico preciso, mas o tratamento surtiu efeito e a vítima pôde deixar a unidade", disse Ana Carla.
Após o fracasso da primeira ação, pai e filha planejaram uma segunda tentativa: alteraram cápsulas de medicamentos de uso contínuo da vítima usando chumbinho mais uma vez. Rebeca pesquisou no celular como adquirir e usar o veneno, incluindo testes prévios de letalidade. Galinhas próximas ao quintal da família foram mortas, confirmando que o veneno seria eficaz.
O crime foi considerado duplamente qualificado pela polícia, por motivo torpe, já que a vítima havia contratado um seguro de vida com beneficiários o marido, a filha e o filho autista de 15 anos, representado pelo pai, reforçando que a intenção era que o dinheiro ficasse apenas com os mentores do crime.
"As investigações mostraram que Rebeca participou de todas as etapas do crime: planejamento, execução de tarefas essenciais, transações bancárias realizadas pelo pai e transferidas para a filha, além de mensagens trocadas entre os envolvidos", afirmou a delegada. "Isso mostra que eles agiram em comunhão para tentar matar a vítima".
Ana Carla também destacou que o caso serve de alerta: "Esse crime mostra que a violência contra a mulher pode vir de dentro de casa, de quem menos se imagina. As mulheres precisam ficar atentas a qualquer mudança de comportamento e procurar a delegacia para denunciar".
As investigações continuam com o objetivo de localizar Marcos.
O dia