Reprodução
Em participação no programa de rádio "SGC Rondônia", o empresário Acir Gurgacz fez duras críticas contra a cobrança do pedágio na BR-364, iniciada em 12 de janeiro deste ano. De acordo com Acir, a atual cobrança do pedágio não se justifica pois não houveram obras de segurança dos motoristas, e que o único investimento feito pela empresa responsável foi a instalação das praças de pedágio.
"Eu entendo que, além do preço muito alto, nós não temos nenhum motivo para pagar o pedágio por que não temos nenhum benefício da empresa com as pessoas que transitam na BR, seja caminhão, automóvel, ônibus, etc. Todo mundo está pagando pedágio de forma abusiva".
De acordo com Acir, a cobrança do pedágio é abusiva por causa das atuais condições da pista. "Você sai de Vilhena a Porto Velho e vai encontrar de 4 a 5 acidentes na BR, por dia (…) A internet não está funcionando, nem o tapa buraco está funcionando", afirma. Além disso, a empresa ainda teria aumentado o valor do pedágio antes de cobrá-lo.
Cobrança antecipada provoca indignação e população se mobiliza
A cobrança antecipada de pedágios sem a entrega de obras de duplicação da pista tem causado indignação na população, tanto que foi previsto para acontecer na manhã de sábado uma caminhada pacífica de 18 km entre Porto Velho e Candeias do Jamari contra as cobranças.
A convocação foi feita pelo empresário Daniel Pitbull via Instagram, chamando moradores, lideranças comunitárias e representantes políticos a participarem do ato.
De acordo com a divulgação, o objetivo da caminha é dar visibilidade à pauta, pressionar a revisão das tarifas, a busca por transparência nos contratos e diálogo com as autoridades.
Acir anuncia ação popular para suspender cobrança de pedágio
Acir Gurgacz anunciou durante entrevista para a rádio que pretende ingressar com uma ação judicial popular para suspender temporariamente a cobrança do pedágio. A medida visa pressionar a concessionária e a Agência Nacional de Transportes (ANTT) a garantir que a cobrança de pedágio após a entrega de obras e melhorias de infraestrutura para todos que trafegam pela rodovia federal.
Você pode conferir essa entrevista aqui.
Portal SGC