Porto Velho (RO)23 de Setembro de 202602:14:14
EDIÇÃO IMPRESSA
Brasil

Pedreiro que fez própria defesa ganha bolsa para cursar Direito

Edilson Takahara, de 49 anos, impressionou juízes durante sustentação no TRT-11 e agora vai estudar na faculdade


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

O pedreiro Edilson Takahara, de 49 anos, que ganhou repercussão após fazer a própria defesa na Justiça do Trabalho, recebeu uma bolsa para cursar Direito. Ele aceitou a oferta da FAMEC, em Manaus.

Edilson foi convidado pela instituição para conversar com estudantes sobre a experiência de estudar sozinho as leis, entender o próprio processo e fazer uma sustentação oral no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11).

A surpresa veio no fim do encontro, quando ele foi informado sobre a bolsa.

"É um ganho importantíssimo e inesperado. É um presente, porque todo conhecimento que a gente adquire tem utilidade em um momento ou outro. Então é aproveitar mesmo", afirmou.

Defesa chamou atenção

A história ganhou repercussão após uma sessão realizada em 17 de agosto, no TRT-11. Edilson utilizou o chamado jus postulandi, que permite ao trabalhador atuar pessoalmente na Justiça do Trabalho dentro dos limites previstos em lei.

Durante os dez minutos de sustentação, ele argumentou contra a alegação de que havia trabalhado como autônomo em uma obra. O pedreiro descreveu sua rotina no prédio e afirmou que seguia orientações de engenheiro e encarregado.

A argumentação chamou a atenção do juiz do Trabalho Sandro Nahmias Melo, que brincou que Edilson poderia "mudar de profissão".

O trabalhador venceu o processo, e a decisão reconheceu o vínculo de emprego entre setembro de 2023 e abril de 2024. A condenação foi fixada em R$ 21 mil, incluindo verbas trabalhistas.

Agora, o pedreiro que estudou Direito para defender os próprios direitos terá a oportunidade de continuar os estudos dentro de uma faculdade. A FAMEC ainda não informou quando ele começará as aulas nem os detalhes da bolsa.

Portal Só Notícia Boa


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Brasil