Porto Velho (RO)27 de Outubro de 202611:53:41
EDIÇÃO IMPRESSA
Brasil

Polícia identifica mulher que fez saudação nazista durante votação no Rio

Momento foi registrado em um vídeo que circula nas redes sociais. Caso foi registrado como injúria por preconceito


Imagem de Capa

Reprodução/Redes sociais

PUBLICIDADE

A Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou como Erica Marques Pinho, de 46 anos, a mulher que fez uma saudação nazista durante votação em Botafogo. O caso foi registrado como injúria por preconceito. A mulher será ouvida. Apologia ao nazismo é crime no Brasil. A pena pode chegar a cinco anos e multa.

O momento foi registrado em um vídeo que circula nas redes sociais. Nele, a mulher estende o braço, em um gesto semelhante à saudação nazista, quando saía do Colégio Santo Inácio, em Botafogo, na capital carioca. O caso teria ocorrido após ela votar no 2º turno das eleições de 2026 no domingo (25/10).

A mulher aparece vestida com uma camisa verde e amarela da seleção e um boné vermelho do movimento Maga (Make America Great Again), que surgiu durante a campanha do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj) se manifestou em repúdio ao gesto de uma eleitora.

"É especialmente grave que um episódio dessa natureza ocorra durante o exercício do voto, um dos símbolos mais importantes da democracia brasileira", afirmou a federação em nota. "O antissemitismo não pode ser naturalizado, relativizado ou tolerado. A apologia ao nazismo e as manifestação de ódio não encontram espaço em uma sociedade democrática".

O Metrópoles não localizou Erica. O espaço segue aberto para manifestações.


metropoles


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Brasil