Lúcio Albuquerque
Foto: Reprodução
RONDÔNIA
1918 - A polícia prendeu uma quadrilha de matadores, liderada pelo chefe da Guarda da EFMM.
1956 - Com uma plateia seleta, foi inaugurado um espaço para quem foge da folia, a boate "Meia Noite". E quem cortou a fita inaugural foi o governador Ribamar de Miranda.
1976 - A prefeitura vai ter de derrubar a Feira Modelo, anunciou no prefeito Cabral Carpintero. É que o projeto de reforma é inviável, porque o prédio não tem nem alicerces.
1986 - No primeiro "arrastão policial" do ano, em Porto Velho e nas boates do Bairro Roque, em três horas foram recolhidas por várias irregularidades, mais de 40 pessoas.
20 - 1991 - Primeira mulher a presidir o legislativo rondoniense, a deputada Odaísa Fernandes também será a 1ª a presidir a eleição da nova mesa diretora, na posse dos novos deputados.
HOJE É
Católicos celebram São Fabiano, São Sebastião (na Umbanda e Candomblé é representado por Oxóssi)
BRASIL
1890 — Oficializado o Hino Nacional, composto por Francisco Manuel da Silva.
1917 — Lançado em disco "Pelo Telefone", tido como o primeiro samba gravado no Brasil.
1941 — Criação do Ministério da Aeronáutica.
MUNDO
1942 — Segunda Guerra Mundial: Altos oficiais alemães nazistas decidem pela "solução final para a questão judaica".
1984 - Morre o ator romeno Johnny Weissmuller (n. 1904), interpretou o Tarzan em vários filmes.
FOTO DO DIA
Por acaso, num dos almoços da nossa "Confraria 30+" (*), eu soube da circulação da Revista Novo Estado (FOTO), edição de dezembro de 1983, com 20 mil impressos, analisando o que foi o Ano 1 de Rondônia, agora membro da Federação brasileira.
O exemplar é do acervo da jornalista Alice Thomaz, com a qual palmilhei, na redação do jornal "Alto Madeira" (1917/2017), comandada pelos jornalistas Euro Tourinho e Ivan Marrocos, éramos um timaço de primeira linha do jornalismo local.
Na revista é feita uma retrospectiva do 1º ano do Estado, e propostas para o segundo, projetos de alto interesse para a economia regional, e, ainda opiniões de gestores como o próprio governador Jorge Teixeira, o agrônomo William Cury, que comandou o setor vital para a economia, o da produção agrícola, ele à frente da Codaron.
Bom, dentre os nomes destacados na revista, está lá o meu, em meio a "feras" responsáveis por transformar o projeto de Estado em realidade concreta. E só 42 anos depois vim a saber.
(*) A "Confraria 30+" é um grupo de jornalistas, todos com mais de 30 anos de profissão que todos os sábados almoçam juntos.
Lúcio Albuquerque