Porto Velho (RO)05 de Agosto de 202502:03:09
EDIÇÃO IMPRESSA
Diário da Amazônia

O DIA NA HISTÓRIA

BOM DIA 3 DE AGOSTO


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

RONDÔNIA

1919 - Fundada em Porto Velho a Liga Pró-Saneamento do Rio Madeira e afluentes.

1938 - A Associação dos Trabalhadores da Madeira-Mamoré vai realizar em Washington/DC, um encontro com os norte-americanos remanescentes da construção da ferrovia.

1943 - O governador Araújo Lima anunciou, para começar ainda este ano duas obras, uma penitenciária e, na rodovia Porto Velho/Cuiabá, um "leprosário".

1967 - O ministro Mário Andrezza, dos Transportes, anuncia o início dos estudos para construção da rodovia Guajará-Mirim/Ji-Paraná - BR-421.

1981 - O relatório propondo a Lei criando o Estado de Rondônia, assinado pelo ministro do Interior Mário David Andreazza, seguiu análise final do presidente João Figueiredo.

1985 - Sem apoio do governo do Estado o Hospital Tropical fechou as portas, aumentando a crise na saúde pública, que agora só conta com o sobrecarregado Hospital de Base.

1990 - O reitor da UNIR, professor José Detoni, confirmou convênio com a Unesco para aplicar na instituição a Pós em Gerenciamento Ambiental.

HOJE É

Dia do Capoeirista. Dia do Tintureiro.

Católicos celebram Santa Lídia, São Nicodemus,

BRASIL

1920 —Guilherme Paraense ganha, na Antuérpia, a 1ª medalha de ouro do país em Jogos Olímpicos, na prova de tiro com revólver a 30 metros. 1961 — O presidente Jânio Quadros instituiu o Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais. 1988 - Aprovada a nova Constituição Federal. 1988 - Acaba a censura no país.

MUNDO

1963 - Os Beatles fizeram sua 292ª e última apresentação em sua "sede", The Cavern Club. 2008 - Morre Alexander Issaiévich Soljenítsin (N. 1918) escritor autor de "Arquipélago Gulag"

FOTO DO DIA




Foto: Câmara municipal de Humaitá (AM)



ESTADO, DATA HOSTÓRICA

Uma data para a história de Rondônia: 3 de agosto de 1981.

Naquela 2ª feira o governador Jorge Teixeira anunciou que a minuta da lei criando o Estado fora encaminhada pelo ministro Mário Andreazza ao presidente João Figueiredo, para envio ao Congresso.

O projeto iria para a Câmara em regime de urgência e "encaminhado para tramitar em regime extraordinário".

Teixeira disse a jornalistas que a expectativa era que a Lei fosse aprovada neste mês de agosto, com a assinatura presidencial no dia 13 de setembro, quando o Território completaria 38 anos.

Sobre informações de que partes do Amazonas (município de Humaitá) e de Mato Grosso (região de Aripuanã), serão absorvidas pelo Estado, o governador negou e que o Território manterá seu desenho atual.

Em 2017, numa rádio em Humaitá, cheguei a perguntar a um ex-prefeito humaitaense se, em algum momento, na época, Teixeira falou com ele sobre o assunto.

A resposta: "Falou, e eu me arrependo de ter feito campanha contra".



Lúcio Albuquerque

Últimas notícias de Diário da Amazônia