Porto Velho (RO)20 de Julho de 202414:47:19
EDIÇÃO IMPRESSA
BRASIL

Ministério da Agricultura divulga lista de marcas de café improprias para consumo; confira

A medida faz parte da Operação Valoriza, realizada entre os dias 18 e 28 de março de 2024


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou que 19 marcas de café torrado foram desclassificadas devido à presença de impurezas e elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação vigente, conforme a Portaria nº 570. A medida faz parte da Operação Valoriza, realizada entre os dias 18 e 28 de março de 2024, durante a qual 168 amostras de café foram coletadas para análise.

Os produtos considerados impróprios para consumo devem ser recolhidos pelas empresas responsáveis, em conformidade com o artigo 29-A do Decreto 6.268/2007. Esta ação visa prevenir riscos à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.

Orientações ao Consumidor

O Mapa orienta os consumidores que adquiriram essas marcas de café a interromperem imediatamente o consumo e a solicitarem a substituição dos produtos conforme estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso encontrem esses produtos à venda, os consumidores devem informar o Mapa através do canal oficial Fala.BR, fornecendo detalhes do estabelecimento e endereço.

As fiscalizações de café torrado e moído são realizadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) da Secretaria de Defesa Agropecuária. Hugo Caruso, diretor do Dipov, destacou a importância dessas ações para assegurar que impurezas como cascas, galhos e resíduos de outras espécies vegetais não cheguem ao consumidor. Além disso, ele alertou sobre os riscos à saúde associados ao consumo de café adulterado com cereais, especialmente para celíacos.

Compromisso com a Segurança

O Mapa reafirma seu compromisso com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores. A entidade continuará suas ações rigorosas em todo o Brasil para coibir irregularidades no mercado de café torrado e moído, garantindo a integridade e a confiança na indústria de café.

Marcas e Lotes Desclassificados

Os consumidores são aconselhados a verificar se os torrefadores estão devidamente registrados no Mapa. Além disso, devem evitar produtos com preços anormalmente baixos e desconfiar de cafés com sabor e aroma inadequados.

Para mais informações sobre as marcas e lotes desclassificados, os consumidores podem acessar o site do Mapa.

Esta ação reforça a importância da fiscalização rigorosa para garantir que apenas produtos de alta qualidade e seguros estejam disponíveis no mercado.

Confira a lista:


















Portal SGC

Últimas notícias de BRASIL