Com o fechamento do lixão municipal a coleta seletiva ficou mais fortalecida
Ilustrativa
Criada no ano de 2007 a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Pimenta Bueno, atualmente recolhe dos quase 20 bairros existentes neste município mais de 50 toneladas de materiais recicláveis. A ação conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente da administração local, segundo o seu presidente, Alex Liras dos Santos.
Segundo Alex Liras a cooperativa conta no momento com 25 cooperados que trabalham tanto na coleta, como na separação. A instituição fica situada no bairro CTG, ainda em sede provisória. A coleta seletiva passou a ser realidade em Pimenta Bueno após o fechamento da lixeira municipal por determinação da Justiça do Estado através de ação do Ministério Público Estadual (MPE). "Foi uma verdadeira virada de chave no nosso trabalho, para melhor", declarou Alex Liras. Ainda segundo ele, os itens de recicláveis mais coletados são papelão, garrafas pet, sacolas plásticas e muitos outros tipos de embalagens.
Apoio
Ainda de acordo com o presidente, a cooperativa conta com o apoio da prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente com três caminhões e dois motoristas, além do aluguel do barracão onde é feita toda a reciclagem, além de assistência com maquinário, sempre quando necessário. Ele acredita que com a instalação de vários contêineres em diversos pontos da cidade como escolas e áreas comerciais, a quantidade de materiais coletados deve aumentar ainda mais. Ele lembrou que a coleta é feita diariamente, sendo que a maior parte do material selecionado é comercializada dentro do próprio Estado, com exceção do papelão.
J Nogueira/PortalSGC