Roberto Ravagnani
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Fábricas, escritórios, escolas (poucas) e grupos religiosos ou de amigos, são prósperos em criar ações de trabalho voluntário, algumas por ano ou em uma semana específica, inspiradas em uma necessidade local ou regional, ou ainda inspirada por alguma grande ação e/ou comoção mundial.
Isto é bom. Mas a grande maioria, cria uma ação para atender uma demanda interna ou de MKT, ou ainda de comoção, reforço isso é muito melhor que não fazer, mas nem sempre essas ações têm um planejamento estratégico, não digo da execução, mas dos resultados esperados, o do porquê fazer esta ação e do como.
Explico. Se são ações planejadas, independente de datas ou estímulos internos ou externos, essas podem ser melhor planejadas, como por exemplo: que estímulos quer oferecer aos participantes? Qual o aprendizado que deve ficar? (aqui percebo uma grande oportunidade para as áreas de RH das empresas, que usufruem pouco ou nada dessa atividade) Qual o impacto quer causar aos participantes e aos que recebem a ação?
Outras perguntas a serem respondidas em uma ação de voluntariado estratégico: por que fazer o trabalho voluntário? Qual a fundamentação teórica para esta ação? Quais os efeitos nos participantes?
Parece muito complexo, mas na prática é mais simples do que tentar colocar em palavras todo o desenrolar de uma ação voluntária, até mesmo a contextualização anterior a ação deve ser pensada, assim parte destes questionamentos serão respondidos de forma natural.
Temos que nos lembrar que o maior resultado de uma ação de voluntariado em qualquer ambiente, deve ser o legado que fica, o aprendizado ao fazer uma ação legitima de voluntariado tem muitos ganhadores, inicialmente e o mais importante ganhador é quem pratica a ação, depois quem recebe e por último, mas não menos importante a sociedade em geral.
Todos estes atores têm ganhos específicos. Quem gerencia ações de voluntariado deve pensar em cada um dos atores separadamente, para ter claro esta construção e o melhor aproveitamento de cada indivíduo, além de potencializar os resultados.
Por esta e outras razões insisto em chamar o voluntariado de "A maior ferramenta de transformação "que temos a disposição hoje em nossa sociedade, de forma segura, rápida, eficaz e de baixo investimento, aliado de transformações inacreditáveis nas pessoas e na sociedade.
Roberto Ravagnani