Foto: Reprodução
Um açougue clandestino foi desmantelado e interditado na manhã desta terça-feira (21), no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus. No local, uma mulher não identificada foi presa em flagrante.
A prisão aconteceu após uma denúncia anônima à Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam). A mulher se apresentou como responsável pelo estabelecimento sendo presa em flagrante por crimes de maus-tratos e pesca de defesos.
O mesmo local foi autuado em 2023, quando foram apreendidos 330 quilos de carne bovina, suína e frangos impróprios para o consumo em geral. À época, o açougue tinha muitos animais vivos, que seriam abatidos e posteriormente vendidos.
Antonio Humberto Divulgação
Segundo a CPAMA-Aleam, a nova denúncia anônima era de que o local voltou a funcionar para venda de animais para consumo, de forma clandestina, sem o aval dos órgãos competentes de vigilância e saúde do Amazonas.
Novamente foram encontrados animais vivos estavam em situação de maus-tratos, além da venda de carne imprópria para consumo.
A ação contou com a participação da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), da Diretoria de Vigilância Sanitária de Manaus (Visa) e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF). Além disso, a perícia criminal fez a averiguação do local.
Antonio Humberto Divulgação
No local, foram apreendidos cerca de 360 quilos de carne imprópria para consumo, entre bovina, caprina, suína, avícola e de peixe. Animais comercializados vivos foram retirados do estabelecimento, sendo três patos, quatro galinhas e dois carneiros vivos. Todos foram encaminhados para um local seguro e apropriado, ficando à disposição do fiel depositário.
Além disso, dezenas de peixes expostos para venda, sem supervisão ou proteção para consumo, foram apreendidos. Cabeças de cabritos e porcos também foram encontrados no estabelecimento, que foi autuado pela VISA Manaus, interditando e fechando o açougue clandestino.
D24am