Porto Velho (RO)01 de Abril de 202510:18:57
EDIÇÃO IMPRESSA
BRASIL

Amazonas reforça combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Estado amplia prisões, fortalece rede de proteção e inicia obras de centro especializado no atendimento às vítimas


Imagem de Capa

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

O Amazonas tem intensificado o combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes com uma atuação integrada entre órgãos de segurança e assistência social. Em 2024, a Polícia Civil prendeu 358 suspeitos desse tipo de crime, sendo 201 capturados pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e 157 no interior, por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI).

A rede de proteção estadual une forças da segurança pública, do sistema de justiça e de entidades sociais para garantir acolhimento às vítimas e punição aos responsáveis. A secretária executiva dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sejusc, Rosalina Lôbo, destaca que muitas agressões acontecem no ambiente familiar, tornando essencial um suporte humanizado.

"É fundamental que essas vítimas contem com uma rede de apoio, que começa na escola e nos espaços onde se sentem seguras para revelar o que estão passando", afirmou.

Além das ações repressivas, o estado avança na criação de um Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente. O espaço reunirá serviços de saúde, assistência social e registro de ocorrências, evitando a revitimização dos menores.

"Quando uma criança faz uma denúncia, é essencial que ela seja ouvida da forma mais cuidadosa possível. O novo centro permitirá um atendimento completo em um só lugar, garantindo mais proteção e acolhimento", explicou Rosalina.

A Polícia Civil reforça que denúncias podem ser feitas pelos canais oficiais, como Disque 100, 190 e 181. Medidas preventivas, como o diálogo aberto com crianças, a observação de mudanças de comportamento e o monitoramento do ambiente digital, também são essenciais para a proteção infantojuvenil.







Karol Santos - Portal SGC

Últimas notícias de BRASIL