Porto Velho (RO)09 de Maio de 202517:51:40
EDIÇÃO IMPRESSA
Amazonas

Estudantes da rede estadual do Amazonas vão competir em Olimpíada de Matemática no Japão

Medalhistas em competição internacional na Tailândia representarão o Brasil na Asia International Mathematical Olympiad


Imagem de Capa

Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

PUBLICIDADE

Alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Marcantonio Vilaça II (CMPM II), localizado na zona norte de Manaus, estão prestes a representar o Brasil na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), que será realizada em agosto, em Tóquio, no Japão. Os estudantes foram recebidos nesta quinta-feira (9) pela secretária de Educação do Amazonas, Arlete Mendonça, em reconhecimento ao desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática, ocorrida em fevereiro, em Bangkok, na Tailândia.

Na competição tailandesa, os alunos conquistaram sete medalhas — entre prata e bronze — com o apoio logístico do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), que viabilizaram as passagens aéreas. Como forma de agradecimento, os estudantes presentearam a secretária com a "Medalha do Mérito Escolar" da instituição.

"Quando vemos um adolescente dando certo, é sinal de que o nosso projeto deu certo. A educação é a única forma de transformar nossas vidas, e são essas oportunidades que queremos continuar oferecendo", destacou Arlete Mendonça.

A seleção dos estudantes para a próxima etapa da olimpíada foi anunciada ainda durante a estadia na Tailândia. A expectativa agora é de repetir, ou superar, o desempenho na Ásia. Para o coronel Henriques, diretor do CMPM II, o convite para participar da competição já é um grande reconhecimento:

"Recebemos apoio do Governo, da Secretaria de Educação, do comandante-geral, e todos somamos esforços na preparação dos nossos alunos. Ter o governador nos desejando sucesso nos enche ainda mais de garra", afirmou.

Com 14 anos, Matheus Henrique, aluno do 9º ano, exibiu com orgulho o certificado de Menção Honrosa que recebeu em Bangkok. "Minha expectativa para Tóquio é tirar o maior número possível de medalhas. Nós temos capacidade, temos apoio dos professores, e vamos nos preparar com muito foco", disse.

O envolvimento das famílias também é parte fundamental no processo. Para Wanda Nogueira, mãe de Matheus, a experiência tem valor incalculável. "Sou muito grata ao Governo, à escola e aos professores. Essa vivência já fez e continuará fazendo a diferença na vida do meu filho", declarou.

A AIMO é uma das principais competições matemáticas do mundo, realizada anualmente desde 2012. A olimpíada reúne cerca de 2 mil estudantes de mais de 20 países e tem como missão estimular o interesse pela matemática, promover a excelência no ensino e incentivar o intercâmbio cultural e educacional entre jovens de diferentes nações.

Karol Santos - Portal SGC

Últimas notícias de Amazonas