Divulgação
A partir da próxima terça-feira (27), Brasília será palco do workshop "Construindo a Resiliência da Infraestrutura de Transporte na América Latina", uma iniciativa conjunta do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Coalizão para Infraestrutura Resiliente a Desastres (CDRI), organização internacional parceira da Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento, que ocorrerá até 29 de maio no auditório da sede da ANTT, tem como objetivo principal promover o debate sobre estratégias de adaptação e fortalecimento da infraestrutura de transportes incluindo rodovias, ferrovias, portos e aeroportos diante dos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas e pelos desastres naturais.
A programação reunirá representantes de governos latino-americanos, organismos internacionais, autoridades reguladoras, pesquisadores e especialistas de diversos países. Serão discutidos temas como vulnerabilidades estruturais, boas práticas de gestão de riscos, inovação tecnológica e financiamento de obras resilientes.
Desigualdade nos impactos climáticos
De acordo com dados da CDRI, os países de baixa e média renda, embora possuam apenas 32,7% da infraestrutura global, são os mais afetados por desastres naturais, registrando perdas econômicas que podem chegar a 0,41% do Produto Interno Bruto (PIB) anualmente. O workshop busca justamente colaborar com esses países na construção de soluções conjuntas, mais eficientes e sustentáveis.
"A resiliência da infraestrutura de transporte é fundamental para garantir segurança, continuidade de serviços e desenvolvimento econômico, especialmente em um contexto de eventos climáticos cada vez mais extremos", destacou o Ministério dos Transportes em comunicado.
Acesso da imprensa
Profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento poderão comparecer sem necessidade de credenciamento prévio. As atividades ocorrerão a partir das 9h, no auditório Eliseu Resende, na sede da ANTT, localizada no SCES Trecho 03, lote 10 - Polo 8 do projeto Orla, em Brasília (DF).
Portal SGC