Divulgação
O 67º Festival Folclórico do Amazonas começou em grande estilo neste sábado (12/07), com a abertura da Categoria Ouro no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), no bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus. O evento, realizado pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, atraiu um público que lotou as arquibancadas e prestigiou uma noite vibrante de danças tradicionais.
A primeira noite foi marcada por uma queima de fogos e pela apresentação de sete grupos folclóricos, que levaram à arena três estilos de dança: ciranda, quadrilha alternativa e dança nacional. Subiram ao palco os grupos Ciranda Maravilha, Quadrilha Alternativa Tsunami na Roça, Ciranda Imperatriz, Dança Nacional Café XV de Outubro, Ciranda Sensação da Raiz, Dança Nacional Xote Noda de Caju e Ciranda Águias de Ouro.
O festival segue até o dia 23 de julho no CCPA, e nos dias 25 e 26, a festa continua no Sambódromo, com apresentações dos bois-bumbás de Manaus.
"São 67 anos de história neste espaço que carrega muita memória e tradição. A programação está intensa e diversa, com disputas em várias categorias pelo título de campeão", destacou José Luís, diretor de eventos da Secretaria de Cultura. Segundo ele, a estrutura do festival foi planejada para garantir conforto, segurança e acessibilidade ao público.
Bastidores e emoção no palco
Rodrigo Farias, apresentador da Quadrilha Alternativa Tsunami na Roça, celebrou o retorno ao palco. "A estrutura está sensacional! Depois de tantos ensaios, sentir o calor do público é impagável", disse. Já a brincante Karina Rebeca, da Ciranda Imperatriz, falou da emoção de se apresentar no CCPA. "Foram meses de preparação. Agora é hora de mostrar tudo o que aprendemos. Estamos confiantes", afirmou.
Wendell Basílio, presidente da Dança Nacional Café XV de Outubro, destacou que o grupo leva à arena uma homenagem à história do café no Brasil. "Nossa dança valoriza a origem de um fruto tão presente no nosso dia a dia e na nossa economia", comentou.
Acessibilidade garantida
Com foco na inclusão, o Festival conta com um Espaço PCD dentro da arena principal do CCPA, com estrutura acessível e gratuita para pessoas com deficiência. O acesso é feito mediante laudo ou documento comprobatório, mas a entrada é liberada mesmo para quem estiver sem a documentação no momento.
Próximas apresentações
A programação continua neste domingo (13/07), a partir das 19h, com mais oito grupos: Ciranda do Binha, Quadrilha Alternativa Show Funk na Roça, Ciranda da Visconde, Quadrilha Alternativa Guardiões das Estrelas, Ciranda Rosas de Ouro, Quadrilha Alternativa Furacão Mistura de Ritmos, Ciranda Princesinha da Vila e Dança Internacional.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Karol Santos- Portal SGC