Porto Velho (RO)26 de Julho de 202508:37:06
EDIÇÃO IMPRESSA
Amazonas

Referência em saúde digital na América Latina, Dr. Augusto Ittig ministra palestra na UEA

Durante a palestra, o especialista apresentou o funcionamento de uma rede nacional de telemedicina desenvolvida ao longo da última década


Imagem de Capa

Divulgação

PUBLICIDADE

Com mais de 15 anos de experiência em saúde digital e atuação em regiões de difícil acesso na Argentina, o Dr. Augusto Ittig ministrou, na última segunda-feira (21/7), a palestra "Telemedicina en Latinoamérica", no auditório Samaúma da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA). O médico compartilhou experiências da implementação de redes de saúde digital tanto no setor privado quanto no setor público em seu país.

A atividade integrou a programação de palestras promovida pela Uddae/UEA e discutiu os desafios e perspectivas da telemedicina no continente, com destaque para experiências bem-sucedidas em territórios isolados ou de difícil acesso. A abertura da palestra contou com a participação remota do Dr. Manuel Grandal, referência internacional na área da telemedicina e especialista atuante na Espanha.

A coordenadora da Uddae, Prof.ª Dra. Adriana Taveira, destacou a importância do intercâmbio com profissionais que atuam na área de saúde digital em outros países. "Trazer experiências internacionais, como as do Dr. Augusto Ittig, é fundamental para que possamos entender como diferentes nações têm enfrentado os desafios da saúde digital e utilizado a tecnologia para ampliar o acesso e a qualidade do atendimento, inclusive em áreas remotas", afirmou.

A coordenadora também agradeceu o apoio institucional da gestão do reitor André Zogahib e da vice-reitora Kátia Couceiro, que têm fortalecido iniciativas voltadas à inovação e à internacionalização do ensino. "Esse tipo de conexão representa um avanço importante para que a UEA siga alinhada aos padrões internacionais de formação acadêmica e saúde pública", completou.

Experiências bem-sucedidas

Durante a palestra, o especialista apresentou o funcionamento de uma rede nacional de telemedicina desenvolvida ao longo da última década e que atende setores como mineração, petróleo, hidrelétricas, embarcações em alto-mar e distribuidoras de energia elétrica. "Criamos um modelo que cobre quase todas as províncias da Argentina, com suporte remoto a trabalhadores em áreas isoladas e de difícil acesso", explicou. Segundo ele, esse mesmo modelo foi adaptado ao setor público, com foco em populações vulneráveis, como comunidades indígenas situadas a mais de 4 mil metros de altitude, onde muitas vezes nunca houve presença médica presencial.

Ittig também destacou a relevância da telemedicina como ferramenta para democratizar o acesso à saúde na América Latina. "Depois da pandemia, ficou claro que a telemedicina pode nivelar a qualidade do atendimento entre as capitais e as áreas mais afastadas. Os modelos apresentados podem ser adaptados à realidade amazônica", finalizou. Para ele, oferecer um atendimento virtual em áreas onde nunca houve um médico representa uma verdadeira revolução no cuidado em saúde.

Sobre o palestrante

O Dr. Augusto Ittig é uma referência na área de saúde digital e telemedicina na Argentina. Coordenou projetos inovadores de acompanhamento remoto de pacientes com doenças crônicas em comunidades indígenas e representou a província de Jujuy em acordos internacionais na área da saúde.

É coordenador nacional da Unidade de Assistência Remota da OSDE, uma das maiores operadoras de saúde da Argentina, médico emergencista na mineradora Rio Tinto Lithium, diretor Provincial de Saúde Digital do Ministério da Saúde de Jujuy e Co-chair da Red Centroamericana de Informática em Salud (Recainsa). Sua atuação une conhecimento clínico, inovação tecnológica e gestão pública, com forte impacto em territórios de difícil acesso e reconhecimento internacional.







Portal SGC

Últimas notícias de Amazonas