Porto Velho (RO)04 de Agosto de 202502:36:53
EDIÇÃO IMPRESSA
Amazonas

Pit stop educativo marca semana nacional de prevenção a acidentes com motociclistas no Amazonas

Evento reuniu motociclistas, autoridades e entidades de trânsito no Sambódromo de Manaus para reforçar a importância da segurança sobre duas rodas.


Imagem de Capa

Breno França

PUBLICIDADE

O Sambódromo de Manaus foi palco, nesta quinta-feira (31), da abertura oficial do pit stop educativo em comemoração à Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas. A ação, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em parceria com a Abraciclo e outras entidades, levou orientação, conscientização e serviços para quem vive diariamente sobre duas rodas.


"Esse evento é o pit stop de segurança no trânsito, sendo realizado na Semana Nacional de Prevenção ao Acidente ao Motociclista, uma grande convergência de esforços para tratarmos sobre um tema muito importante que é a redução de acidente no trânsito em Manaus e no Brasil."César Barros,  disse o vice-presidente da Abraciclo

A programação envolveu palestras educativas, distribuição de materiais informativos, simulações e ações práticas voltadas à pilotagem defensiva, uso de equipamentos de segurança e comportamento consciente no trânsito.



A gente tem tentado conscientizar o motociclista. O número de motos cresce muito na cidade de Manaus, então, para isso, a gente tem tentado trazer cada vez mais perto do órgão de trânsito junto ao Abraciclo, para que a gente possa reduzir o número de acidentes. Disse David Fernandes, presidente do Detran-AM



De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), os esforços já têm refletido em resultados positivos. Houve redução de quase 20% no número de sinistros fatais com motociclistas em 2025.


"Já conseguimos reduzir em 19% a quantidade de sinistros fatais, sobretudo com o motociclistas, Nós queremos, através do Plano Nacional de Redução de Acidentes, chegar à visão zero: zero acidentes, zero sinistros fatais." Disse o vice presidente do IMMU - Édson Lêda

Motociclistas profissionais, como os de aplicativo, também participaram e aprovaram a iniciativa. Eles destacaram a importância da programação e pediram que ações como essa ocorram com mais frequência.



"A gente já sabia da programação muito antes de começar, achamos excelente, só deveria acontecer mais vezes no ano. A gente só tem que agradecer." Disse José Lindomar, motorista de app

A ação no Sambódromo foi apenas o início de uma série de atividades voltadas à segurança no trânsito. A expectativa dos organizadores é que os números positivos cresçam, mas principalmente que mais motociclistas voltem pra casa em segurança.



Talissia Maressa - Portal SGC

Últimas notícias de Amazonas