Divulgação
A final de futebol entre os cursos de Medicina e Educação Física movimentou a Arena da Amazônia, nesta sexta-feira (1°/8). A partida encerrou, com chave de ouro, a 9ª Edição do Jogos Universitários da Universidade do Estado do Amazonas (JuniUEA), com vitória do curso de Educação Física por uma decisão de pênaltis. A competição contou com 18 modalidades esportivas e eletrônicas. Mais de 2.000 estudantes participaram, com um número de 676 equipes inscritas, resultando em 610 medalhas (214 ouros, 201 pratas, 195 bronzes) entregues aos acadêmicos.
Segundo o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a 10ª edição do JuniUEA já está em organização para o próximo ano. Durante sua fala, reforçou a importância dos jogos na vida acadêmica dos alunos.
"Que nós possamos sempre celebrar, sempre com esse espírito de harmonia, esse espírito realmente engrandecedor de aproximação, de diminuição das distâncias que nós temos no nosso estado, que só o esporte pode fazer, que só o esporte pode proporcionar. Isso quem ganha são vocês, ganham os municípios e, consequentemente, ganha a nossa tão amada UEA".
O coordenador-geral da competição, Prof. Dr. Jefferson Jurema, agradeceu aos parceiros e a organização na realização de mais um JuniUEA. "Esses jogos foram maravilhosos porque nós tivemos de mãos dadas todas as equipes do cerimonial, do transporte, da premiação, da parte técnica, arbitragem, limpeza, segurança. Nós nos abraçamos para fazer esses jogos. Aos alunos que participaram, nunca vi nada igual", finalizou.
A Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira também recebeu a final das modalidades: futsal masculino/feminino e voleibol masculino/feminino. Já a final do basquete, aconteceu no Centro de Esportes de Lazer (CEL) Dom Pedro.
Curso vencedor
Com um total de 21 medalhas de ouro, 10 medalhas de prata e 10 medalhas de bronze, o curso de Educação Física da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA) garantiu o troféu de campeão do IX JuniUEA, conquistando o primeiro lugar no ranking.
Futebol
Além do jogo final, a arena também recebeu a disputa pelo terceiro lugar entre Letras Língua - Portuguesa da Escola Normal Superior (ENS/UEA) e Engenharia Civil (EST/UEA), garantindo o terceiro lugar ao time do curso de Letras.