Foto: Reprodução
O Ministério Público de Rondônia (MPRO), obteve no Poder Judiciário a condenação de oito indivíduos por tráfico de drogas em Alvorada do Oeste. As penas combinadas dos réus totalizam 55 anos de reclusão, incluindo sentenças relacionadas à associação para o tráfico e receptação para parte do grupo.
As condenações são um desdobramento das Operações Zumbi II e III, conduzidas pelo MP e pela Polícia Civil nos anos de 2023 e 2024 na comarca de Alvorada. O objetivo das operações foi cumprir mandados de busca, apreensão e prisão de integrantes de grupos distintos envolvidos no tráfico de drogas, comprometendo a segurança pública na região.
De acordo com a denúncia do MP, o grupo tinha uma liderança definida que abastecia a cidade com substâncias entorpecentes e prestava apoio logístico aos revendedores. Um dos réus permanece foragido e ainda não teve sua sentença proferida.
Crimes
Segundo o Ministério Público, um dos réus armazenava drogas na residência da mãe, também denunciada, oferecendo suporte a ela e a outros quatro coautores no comércio ilegal.
Em 23 de dezembro de 2023, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas residências dos integrantes do grupo, a Polícia Civil encontrou porções de drogas. Foi constatado que os réus atuavam de forma deliberada e consciente no preparo, venda e depósito de substâncias ilícitas.
Na mesma data, a Polícia apreendeu com os denunciados aparelhos celulares contendo conversas que evidenciavam negociações de grandes quantidades de entorpecentes, configurando a prática de associação para tráfico.
O segundo grupo, alvo da operação em 2024, era composto por três indivíduos flagrados pela polícia comercializando drogas em uma residência próxima ao Fórum e ao Ministério Público. O local foi identificado como um ponto de consumo de drogas, funcionando como um "fumódromo."
Durante a operação, também foram encontrados produtos de furto na residência, configurando o crime de receptação. Segundo o Promotor de Justiça Alisson Xenofonte de Brito, "o que chamou a atenção neste caso foi a audácia dos criminosos em comercializar drogas em uma rua muito próxima aos prédios dos três poderes e ao Ministério Público."
Sentenças
De acordo com a sentença proferida pelo Juízo da Vara de Alvorada do Oeste, três réus foram condenados a oito anos de reclusão e 1.200 dias-multa por tráfico de drogas e associação para o tráfico, em regime semiaberto. Outros dois foram sentenciados a nove anos e quatro meses de reclusão e 1.400 dias-multa em regime fechado.
Quanto ao segundo grupo, um réu recebeu a sentença de sete anos de reclusão e 595 dias-multa em regime fechado, enquanto outro foi condenado a seis anos, seis meses e 22 dias de reclusão, além de 657 dias-multa.
Portal SGC