Foto: Reprodução
O nível do rio Jaru, que atravessa a cidade de mesmo nome em Rondônia, registrou 3,47 metros neste sábado (10), segundo informações da Defesa Civil do município. O rio está mais de 20 centímetros abaixo do esperado para esta época do ano, e em alguns trechos é possível atravessá-lo a pé.
Desde o final de julho, o rio vem apresentando uma redução gradual em seu nível, mas ainda não foi declarado estado de emergência, que só é decretado se o nível cair abaixo de três metros. Por enquanto, o rio permanece em estado de observação.
Imagens mostram áreas onde o fundo do rio, composto de areia e pedras, está visível. Contudo, a Defesa Civil esclarece que em outras partes, onde o relevo do rio varia, o volume de água é maior.
A seca do rio Jaru, nessa proporção, é incomum para esta época do ano. Ele não é o único: os principais rios de Rondônia também estão com níveis abaixo da média histórica, conforme dados da Defesa Civil Estadual.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a cidade de Jaru não registra chuvas significativas há mais de dois meses, sendo a última precipitação registrada em maio, com 44 mm de chuva ao longo do mês.
A Defesa Civil alerta a população para redobrar os cuidados, especialmente quanto ao descarte de lixo e à navegação, que podem ser comprometidos pela baixa das águas.
Portal SGC