Porto Velho (RO)21 de Fevereiro de 202618:10:41
EDIÇÃO IMPRESSA
Esporte

SGC TV: Copa Amadorzão 2026 reúne 100 times e 2 mil atletas em congresso técnico

Competição, que conta com times da capital e distritos, terá início no dia 8 de março e promete agitar os campos de Porto Velho até novembro.


Imagem de Capa

Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

A bola vai rolar e a paixão pelo futebol vai tomar conta dos campos de várzea de Porto Velho. Foi dada a largada para mais uma edição do "Amadorzão", uma das maiores competições de futebol amador do estado. O pontapé inicial aconteceu em grande estilo, com um congresso técnico que reuniu times da capital e dos distritos na noite desta quinta-feira.

O auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia parecia um grande vestiário. Técnicos, atletas e dirigentes de 100 equipes estavam reunidos em um só lugar com um objetivo em comum: acertar os últimos detalhes para a disputa da Copa Amadorzão. Serão cerca de 2 mil atletas amadores, representantes de bairros da capital e de distritos como São Carlos e Jaci Paraná, que vão entrar em campo movidos pela paixão ao esporte e pela tradição da várzea.

Segundo Francisco Erismar, coordenador técnico do Amadorzão, a competição chega para valorizar o esporte local. "Hoje vai até 32 equipes, a competição até agora", afirmou o coordenador, destacando a grandeza do evento.

Para colocar tanta gente para jogar, será necessária uma verdadeira operação de guerra. Serão 191 partidas, começando no dia 8 de março e com término previsto para novembro. Uma logística complexa que exige planejamento, mas que é recompensada pela alegria da comunidade e pela chance de revelar novos talentos, como tantos jogadores que já despontaram na várzea de Rondônia.

Criado por lei estadual, o Amadorzão é um exemplo de como o esporte pode unir as pessoas. O deputado estadual Marcelo Cruz, idealizador do campeonato, destaca que a edição deste ano é custeada por parceiros da iniciativa privada, o que garante não só a realização dos jogos, mas também uma premiação de 25 mil reais para o campeão. "É uma até 43 como este. Não tem até 11 25 mil reais", pontuou o deputado.

A motivação para entrar em campo, no entanto, vai muito além do prêmio em dinheiro. É a chance de escrever um nome na história do bairro e da comunidade. É o caso do time "Garra Corintiana", que já tem uma trajetória de oito anos na várzea e acumula títulos, mas ainda busca a conquista inédita do Amadorzão para colocar na sala de troféus. Thiago Lemos, técnico da equipe, compartilha a expectativa. "A expectativa até 36 ganhar. A gente até 13 quiser", disse o treinador.

Do outro lado, equipes como a da Aspromogg, da Gleba Garça, chegam mais experientes e confiantes para a disputa. Mauricio Rui, presidente da Aspromogg, demonstra otimismo. "A gente até 100 amadorzão. Nosso time até 37 grande. Vai ser até 42 ano", afirmou o presidente, confiante no potencial de sua equipe.

O Amadorzão 2026 promete movimentar os campos da capital nos próximos meses, escrevendo mais um capítulo dessa história de paixão, suor e comunidade.










Natália Figueiredo - Portal SGC

Últimas notícias de Esporte