Neuralink faz o primeiro implante cerebral em humano — Foto: Divulgação
No domingo (28), um marco revolucionário foi alcançado quando um paciente humano recebeu o primeiro implante de chip cerebral desenvolvido pela Neuralink, empresa de Elon Musk. O anúncio, feito pelo próprio empresário, agitou as redes sociais na noite desta segunda-feira (29).
Autorizado pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) em maio de 2023, este avanço culminou após quatro meses de inscrições abertas para voluntários pela Neuralink.
Denominado "Telepatia", o primeiro dispositivo da Neuralink permite que os usuários controlem dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento. Musk destacou que os primeiros beneficiários serão aqueles que perderam o uso dos membros, vislumbrando um potencial para comunicação mais rápida, como no caso de Stephen Hawking.
Segundo Musk, o paciente submetido ao implante inicial está se recuperando bem, e os resultados preliminares indicam uma promissora detecção de picos neurais. O procedimento, conduzido por um robô, visa avaliar a segurança tanto do implante quanto do próprio dispositivo cirúrgico.
Até o momento, a Neuralink não divulgou detalhes adicionais sobre o paciente ou o procedimento realizado no domingo. As inscrições para voluntários inicialmente direcionadas a pessoas com paralisia devido a lesões na medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.