Foto: Reprodução
Os amantes da astronomia terão um novo evento para contemplar o céu em várias regiões do Brasil. Na próxima sexta-feira (13), será possível ver a chuva de meteoros Geminídeas (GEM), considerada uma das mais intensas do ano. Este fenômeno, conhecido por sua intensidade, pode alcançar até 150 meteoros por hora. As informações são do Metrópoles.
Para apreciar o espetáculo, não é necessário nenhum equipamento especial. Basta encontrar um local com pouca iluminação e olhar para o nordeste, onde está a constelação de Gêmeos. As estrelas Castor e Pollux são boas referências para localizar o ponto de origem dos meteoros.
De acordo com o Urânia Planetário, o fenômeno promete alcançar seu auge em horários específicos para cada região do Brasil.
Os horários de pico variam conforme a região:
Norte e Nordeste: a partir das 21h30
Sudeste e Centro-Oeste: por volta das 23h
Sul: próximo da meia-noite
Apesar da interferência moderada da Lua, os meteoros, que viajam a 34 km/s e possuem brilho de magnitude 2.6, devem encantar quem acompanhar. O evento é singular por sua origem: o asteroide 3200 Phaethon, e não um cometa, como ocorre na maioria das chuvas de meteoros.
D24am