Porto Velho (RO)21 de Janeiro de 202520:01:00
EDIÇÃO IMPRESSA
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Internet chega com qualidade na Região Amazônica


Imagem de Capa

Fonte: Pexels

PUBLICIDADE

Internet de alta velocidade está presente em grande parte de municípios do Norte do Brasil

Moradores das áreas rurais brasileiras sempre sofreram com problemas para ter acesso aos serviços básicos. Não que nos dias atuais esteja tudo 100%, no entanto, o fornecimento de alguns destes serviços melhorou com os anos. Em áreas isoladas, sem a presença de cidades, hoje, é possível tranquilamente usar a internet, assim como em capitais como Belém, Manaus, Macapá, Boavista, Palmas, entre outras.

Desde setembro de 2022, a Starlink - serviço de internet de alta velocidade da empresa SpaceX -passou a funcionar no Norte do Brasil, em áreas mais específicas, onde antes a internet não chegava. Algumas comunidades indígenas e ribeirinhas, que estavam isoladas, passaram a ter o contato facilitado com as equipes de ajuda humanitária. Agora, a internet tem ajudado a preencher lacunas que antes estavam vazias e dificultavam o crescimento destas áreas mais remotas.

Uma pesquisa da rede britânica BBC apontou que, em 2023, das 772 cidades da Região Amazônica, apenas 75 não contavam com o serviço de internet de alta velocidade. É possível ter acesso às plataformas de filmes e de músicas via streaming, assim como também a jogos conhecidos, como o Fortune Rabbit Online, um slot game famoso, encontrado nos cassinos online. Para acessar o título citado acima é necessário apenas ter um aparelho com conexão de internet ativa. O layout do game conta com gráficos leves, que rodam facilmente no celular e no computador.

Programa Amazônia Integrada e Sustentável

É importante ressaltar também que a internet que chega atualmente na Região Amazônica não é 100% da iniciativa privada. Em 2022, o Brasil lançou o cabo da Infovia 00 - estrutura de comunicação do Norte do país, ligada ao Programa Amazônia Integrada Sustentável. A iniciativa leva internet de alta velocidade para cerca de um milhão de moradores, principalmente os ribeirinhos.

Aquamar, BRDigital, ClickIP/ICOM Telecom, SEA Telecom, Fortel/Wirelink e Telefonica são as empresas autorizadas pelo governo em 2024 para operarem a Infovia 00. O cabeamento vai dos municípios de Macapá (AP) até Alenquer (PA).

Estudo Nacional

Um estudo do IBGE divulgado em agosto deste ano, comparando 2023 com 2022, apontou que o número de usuários de internet em áreas rurais teve um aumento de 78,1% para 81%. Nas áreas urbanas passou de 93,5% para 94,1%. Atualmente, 72,5 milhões de casas conectadas à rede mundial de computadores.



 Fonte: Pexels

Já a quantidade de domicílios no qual as pessoas não contavam com conexão de internet em 2023 era de 5,9 milhões. O alto custo do serviço, a falta de conhecimento e a falta de necessidade eram os principais motivos citados pelos moradores para eles não estarem conectados.

O estudo mostra que ainda é preciso avançar com mais internet em diversos lugares do Brasil, principalmente nas áreas rurais e afastadas dos grandes centros. A internet permite a integração do país, promovendo dignidade, diversão e acesso aos serviços básicos. Não se trata de um luxo, mas, sim, de uma necessidade, como o saneamento básico e melhorias nas condições de bem-estar social.


?

Últimas notícias de CIÊNCIA & TECNOLOGIA