Reprodução/TV Vaticano
O papa Leão XIV celebra, nesta sexta-feira (9/5), sua primeira missa como líder da Igreja Católica. A cerimônia tem início às 6h (horário de Brasília) na Capela Sistina, no Vaticano, reunindo todos os cardeais que participaram do conclave.
"Ele me chamou e me abençoou com essa missão. Convido a todos a caminhar comigo", disse o novo pontífice em sua primeira homilia.
Segundo a Santa Sé, a agenda do recém-empossado pontífice também inclui a oração do Regina Coeli no domingo (11/5), às 7h (horário de Brasília), na Sacada Central da Basílica de São Pedro.
Já na segunda-feira (12/5), às 5h (horário de Brasília), Leão XIV se encontrará com representantes da imprensa que cobriram o processo de sucessão papal.
Escolha do novo papa
A escolha do novo pontífice foi anunciada nessa quinta-feira (8/5), por volta das 13h08 (horário de Brasília), quando a tradicional fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina, seguida pelo som dos sinos da Basílica de São Pedro.
A decisão foi tomada após quatro rodadas de votação iniciadas na quarta-feira (7/5), quando os cardeais ficaram isolados para o conclave. O nome de Leão XIV foi confirmado depois que ele alcançou o mínimo necessário de 89 votos.
Assim como o novo papa, os dois últimos pontífices, Bento XVI e Francisco, foram anunciados no segundo dia de votação no conclave.
Em 2005, após quatro rodadas de votação, Bento XVI foi nomeado. Já Francisco, em 2013, foi nomeado após cinco votações. Ambos foram anunciados também no segundo dia do Conclave.
Quem é Leão XIV
O cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, é o novo líder da Igreja Católica. O sucessor de Francisco tem 69 anos e é o 267º clérigo a ocupar no cargo. Ele é o primeiro pontífice norte-americano e escolheu o nome de Leão XIV.
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Prevost iniciou seu noviciado em 1977 na Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, onde se formou em teologia.
Aos 27 anos, Robert Francis Prevost foi enviado pela Ordem a Roma para estudar direito canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Recebeu a ordenação sacerdotal em 19 de junho de 1982.
Primeiro discurso
Em seu primeiro discurso, por volta de 14h25 (horário de Brasília), o novo papa da Igreja Católica pediu por paz na terra, indicando que seguirá a política ativa contra guerras que marcou o papado de seu antecessor.
"Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da sua luz, a humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor. Nos ajudem a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz".
A paz foi citada diversas vezes no discurso do novo pontífice. Durante o agradecimento aos cardeais votantes no conclave, Leão XIV reforçou que eles e a Igreja vão caminhar juntos buscando "sempre a paz e a justiça".
Metrópoles