Rendição do Hamas é forma mais rápida de encerrar crise em Gaza, diz Trump
reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma publicação na rede social Truth Social nesta quinta-feira (13) dizendo que a forma mais rápida de terminar com a crise humanitária na Faixa de Gaza é a rendição do grupo Hamas.
"A maneira mais rápida de acabar com a crise humanitária em Gaza é o Hamas se render e libertar os reféns!!!", disse ele.
Israel realiza ataques intensos na Faixa de Gaza desde outubro de 2023, após o Hamas ter lançado um ataque terrorista contra o país.
Entre 7 de outubro de 2023 e 13 de julho de 2025, o Ministério da Saúde de Gaza informou que pelo menos 58 mil palestinos foram mortos e mais de 138 mil ficaram feridos.
Isso inclui mais de 7.200 mortos desde o fim do cessar-fogo em 18 de março deste ano.
A situação no território piorou nas últimas semanas, com mais de 400 mil pessoas enfrentando desnutrição severa.
Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, pelo menos 151 pessoas morreram de fome, incluindo 89 crianças, a maioria nas últimas semanas.
Israel anunciou no domingo (27) que iria realizar "pausas humanitárias" de dez horas na atividade militar em três áreas de Gaza, a criação de corredores para entregas de ajuda das Nações Unidas e lançamentos aéreos de suprimentos.
A interrupção durou das 10h até as 20h, no horário local, e continuará diariamente "até novo aviso", segundo militares.
cnn