Porto Velho (RO)02 de Setembro de 202615:36:38
EDIÇÃO IMPRESSA
Mundo

VÍDEO: tempestade tropical atinge a costa dos EUA com granizo e ventos de 96 km/h

Vinda do Golfo do México, a tempestade atingiu a região costeira próxima à fronteira com o Texas


Imagem de Capa

Reprodução Rede X

PUBLICIDADE

A tempestade tropical Edouard tocou o solo perto de Johnson Bayou, no extremo sudoeste da Louisiana, por volta das 16h20 (horário de Brasília) nesta terça-feira (1º). Vinda do Golfo do México, a tempestade atingiu a região costeira próxima à fronteira com o Texas trazendo ventos sustentados de até 96 km/h e chuvas torrenciais de granizo, antes de desviar para o oeste em direção ao sudeste texano.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC), sediado em Miami, o sistema carrega um elevado volume de umidade acumulado sobre as águas quentes do Golfo. A previsão indica acúmulos pluviométricos de até 23 centímetros ao longo de sua trajetória, que se estende do litoral até o centro-leste do Texas. Meteorologistas alertam para o risco iminente de inundações repentinas localizadas, embora o sistema deva perder força gradualmente e se transformar em uma depressão tropical.

Impactos no abastecimento e no setor energético

A passagem do fenômeno já provocou transtornos no sudeste do Texas, onde mais de 4 mil residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem energia elétrica, segundo balanço das concessionárias locais.

Apesar da força dos ventos, os impactos na produção de petróleo e gás na Costa do Golfo foram mínimos. Como medida preventiva, refinarias do leste do Texas reforçaram a proteção de suas estruturas. Em nota divulgada antes da chegada da tempestade, a multinacional Shell informou que monitorava o avanço de Edouard sem previsão de paralisação nas atividades de perfuração ou produção.

Edouard é a quinta tempestade nomeada da temporada de furacões do Atlântico de 2026, iniciada em 1º de junho. Até o momento, nenhum dos sistemas registrados no período atingiu a intensidade de furacão.

D24am


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Mundo