Porto Velho (RO)08 de Outubro de 202617:54:39
EDIÇÃO IMPRESSA
Mundo

Trump descarta novos ataques ao Irã antes das eleições de meio de mandato

Presidente dos EUA afirmou que não pretende atacar o país antes de 3 de novembro, enquanto guerra e aumento dos preços afetam sua popularidade


Imagem de Capa

PUBLICIDADE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (8/10) que não pretende realizar novos ataques contra o Irã antes das eleições de meio de mandato, marcadas para 3 de novembro.

A declaração foi publicada por Trump na rede social Truth Social. Segundo ele, os Estados Unidos mantêm conversas com a República Islâmica do Irã, mas o país continuará sob bloqueio no Estreito de Ormuz.

Trump também afirmou que o Irã "não terá uma arma nuclear".

Guerra afeta popularidade

No início de setembro, Trump havia declarado que a guerra com o Irã deveria terminar "imediatamente após" as eleições de meio de mandato.

A votação é considerada um importante indicador da aprovação do governo norte-americano. A popularidade do presidente chegou a níveis baixos nos últimos meses, e o desempenho dos Estados Unidos no conflito com o Irã está entre os fatores que influenciam essa avaliação.

A guerra, iniciada em fevereiro deste ano, já gerou cerca de US$ 45,1 bilhões em gastos, equivalentes a aproximadamente R$ 230 bilhões. O conflito também passou a afetar o custo de vida nos Estados Unidos, com aumento nos preços dos combustíveis e de outros produtos.

Em setembro, 33% dos eleitores registrados aprovavam o desempenho de Trump como presidente, segundo levantamento do Financial Times em parceria com a Focaldata. Foi o menor índice registrado desde o início da pesquisa.

Como funcionam as eleições de meio de mandato

As chamadas midterm elections acontecem na metade do mandato presidencial de quatro anos nos Estados Unidos.

Nas eleições deste ano, os americanos irão escolher os ocupantes das 435 cadeiras da Câmara dos Representantes, além de renovar cerca de um terço do Senado.

Também serão disputados cargos estaduais e locais, incluindo os governos de aproximadamente 36 estados, além de representantes de assembleias legislativas e juízes.

Metrópoles


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimas notícias de Mundo