Montagem/g1
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma das maiores apreensões de ouro da história de Roraima ao localizar 103 quilos do minério em barras, escondidos dentro de uma caminhonete Hilux, durante uma abordagem na BR-401, na ponte dos Macuxis. O flagrante ocorreu na segunda-feira (4), por volta do meio-dia. O condutor do veículo, Bruno Mendes de Jesus, de 30 anos, é empresário em Rondônia e foi preso em flagrante.
Avaliado em aproximadamente R$ 61 milhões, o material estava oculto em compartimentos internos do veículo, principalmente no painel, e foi descoberto após os agentes notarem sinais de adulteração e o nervosismo do motorista durante a entrevista.
Empresário ficou em silêncio na Polícia Federal
Após a apreensão, Bruno foi conduzido à sede da Polícia Federal em Boa Vista, onde optou por permanecer em silêncio durante o depoimento. Ele foi acompanhado por dois advogados desde o momento da abordagem. Segundo informações da polícia, o empresário declarou inicialmente ser "fiscal de obras" e que teria saído de Manaus com destino a um canteiro de obras, mas não soube informar o endereço ou nome do local.
Bruno é natural de Rondônia e consta como proprietário de uma empresa varejista do setor de vestuário e acessórios.
Família estava no veículo
No momento da abordagem, Bruno estava acompanhado da esposa e do filho de 9 meses. A PRF informou que, apesar da presença da família, a atitude do condutor gerou suspeitas, levando à vistoria detalhada no veículo, uma Hilux ano 2024.
O veículo não está registrado em nome de Bruno, e até o momento não foi divulgado o verdadeiro proprietário.
PRF destaca atuação e recorde na apreensão
De acordo com o agente da PRF, Rodrigo Magno, a descoberta foi resultado da experiência da equipe em detectar padrões suspeitos em veículos que trafegam por rotas conhecidas pelo transporte ilegal de minério.
"Percebemos sinais de que algumas partes do carro haviam sido mexidas. Isso nos levou a aprofundar a inspeção. A PRF atua de forma estratégica nessas rotas e utiliza técnicas específicas para identificar ações ilícitas", afirmou Magno.
A corporação informou que essa é a maior apreensão de ouro já registrada no estado de Roraima. A segunda maior havia sido em junho de 2024, quando foram apreendidos 21 quilos de ouro com duas pessoas que transportavam 33 barras.
A origem e o destino do ouro ainda são desconhecidos. O caso segue sob investigação da Polícia Federal.
Portal SGC