Portal SGC
O influenciador digital Enzo Master, que deixou uma falsa bomba no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho (RO), na última quinta-feira (14), se apresentou nesta segunda-feira (18) à sede da Polícia Federal, acompanhado de três advogados.
Segundo a defesa, a apresentação do jovem já estava prevista: " Inicialmente, precisamos apresentá-lo, pois há um decreto de prisão preventiva em andamento. Tentamos apresentá-lo na sexta-feira, mas não houve recebimento pela autoridade policial. Ele errou e vai responder na medida de sua culpa. Da mesma forma que ele extrapolou ao tentar aparecer, as autoridades também não podem ultrapassar os limites da legalidade", afirmou um dos advogados.
Em declaração, o influenciador disse estar arrependido e pediu desculpas à população: "Estou arrependido e quero pedir desculpas a toda a sociedade. Não tinha noção da gravidade do que fiz", disse Enzo Master. A defesa também reforçou que o jovem não estava foragido. "Ele não se encontrava foragido. Na sexta-feira, viemos apresentá-lo, mas a autoridade se recusou a receber. Por isso, ficou acertado para hoje", completou o advogado.
Enzo já teve a prisão preventiva decretada pela autoridade judicial. Ele será ouvido e permanecerá detido.De acordo com o advogado Samuel Costa, o jovem está disposto a colaborar com as investigações. Ele tem plena consciência da gravidade do fato e irá cooperar com as apurações. A defesa, por sua vez, ingressará com o pedido de revogação da prisão preventiva, esclareceu o advogado.
Segundo as investigações, o jovem chegou ao aeroporto em um carro de aplicativo carregando uma bolsa preta. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que ele faz uma selfie, possivelmente para registrar o ato, abandona a bolsa no saguão e deixa o local. Toda a ação durou cerca de quatro minutos.
Com a chegada da Polícia Militar e do Esquadrão Antibomba do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), o aeroporto foi evacuado às pressas. Após a inspeção, foi confirmado que o conteúdo da bolsa não oferecia risco: havia apenas um tijolo envolto em papel alumínio, um teclado de telefone e dois fios. A repercussão do caso levou o influenciador, que acumula milhares de seguidores no Instagram, a desativar suas redes sociais.
As autoridades investigam agora se o ato teria sido motivado pela busca de engajamento e reforçam que o suspeito poderá responder criminalmente por causar alarme falso e expor a população ao pânico.
Veja o vídeo:
Portal SGC