Nove trabalhadores são salvos com vida após embarcação virar no Rio Solimões
reprodução
Nove trabalhadores foram salvos após o naufrágio de uma embarcação no rio Solimões, entre os municípios de São Paulo de Olivença e Benjamin Constant, no interior do Amazonas, na tarde desta quinta-feira (23).
O grupo seguia em duas canoas na travessia da localidade da "roça do Bom Pastor" com destino à região de Teresina, quando um forte temporal, com vento intenso e correnteza virou as embarcações. Os trabalhadores estavam envolvidos na construção de uma escola na região.
As vítimas ficaram à deriva após a virada das canoas, presas aos objetos ou tentando nadar até a embarcação que prestou socorro.
O salvamento ocorreu pela tripulação da embarcação F/B Banzeiro, que passava pelo local no momento do acidente. "Eles estavam logo à nossa frente. Quando vimos a situação, reduzimos a velocidade e, de repente, as canoas começaram a afundar. A tripulação correu para ajudar", relatou um dos tripulantes.
A região é conhecida por ventos súbitos e mudanças de tempo na calha do rio Solimões, o que torna a navegação e travessia de canoas vulneráveis em condições adversas.
A travessia fluvial entre comunidades ribeirinhas e municípios como Benjamin Constant frequentemente depende de canoas e pequenos barcos, que ficam vulneráveis a ventos e correntezas fortes, especialmente durante períodos de instabilidade climática. O rio Solimões é um dos principais trechos da bacia amazônica e exige atenção constante de usuários, operadoras e autoridades.
As embarcações e os trabalhadores foram encaminhados para local seguro. As autoridades locais ainda não divulgaram se haverá investigação sobre o estado das canoas, equipamentos de segurança ou se haveria condições meteorológicas de alerta que deveriam ter sido observadas.
d24am