Reprodução
Um dia de lazer e sol se transformou em momentos de pânico para os banhistas que frequentavam neste domingo (27) o Balneário do Miriti, no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Várias pessoas foram vítimas de ataques de piranhas, pequenos peixes predadores, e precisaram de atendimento no local.
Os relatos dão conta de que diversos banhistas foram mordidos pelos peixes ao entrar na água. A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (CBMAM), que estava de plantão para a segurança aquática do balneário, agiu rapidamente para prestar os primeiros socorros aos feridos.
Apesar de a região estar no período da vazante dos rios (agosto a novembro), ciclo em que é comum o deslocamento de cardumes de peixes de lagos e igarapés para os rios principais, pescadores locais sugerem que a alta incidência de ataques neste domingo pode ter outra causa.
Eles apontam que a concentração atípica de piranhas pode estar diretamente relacionada à maior oferta de alimentos na área de banho. Os peixes estariam sendo atraídos por restos de comida jogados de forma inadequada pelos próprios frequentadores, além de bares e restaurantes que operam à beira do balneário.
Os bombeiros orientaram a população a evitar as áreas mais afastadas da praia, onde a intensidade dos ataques foi maior. Além disso, a corporação reforça a importância de não jogar restos de comida ou lixo nas proximidades do balneário, prevenindo assim que os peixes sejam atraídos para as áreas de lazer.
Veja o vídeo:
D24am