Hospital de Base de Porto Velho será o primeiro da região a realizar cirurgias de transplante de tecido ósseo
Divulgação/Governo de Rondônia
O Hospital de Base Ary Pinheiro (HBAP) em Porto Velho alcançou um marco importante na área da saúde. A unidade hospitalar será pioneira na região Norte do Brasil ao realizar cirurgias de transplante de tecido ósseo.
De acordo com o Governo, o HBAP obteve o credenciamento junto ao Sistema Nacional de Transplantes (SNT) em 2019, abrindo caminho para a realização desse tipo de procedimento cirúrgico.
A coordenadora do transplante ósseo do Hospital de Base Ary Pinheiro, Thais Santos, explicou que a pandemia interrompeu temporariamente todos os procedimentos de transplantes, incluindo os ósseos. Com o controle da situação de saúde, a equipe retomou o projeto em fevereiro deste ano, passando por capacitação e organização para oferecer atendimento de qualidade.
Ainda de acordo com o governo, mais de 100 pacientes aguardam na fila por um transplante de tecido ósseo, e a implementação desse serviço no HBAP permitirá uma maior agilidade nos atendimentos. Todo o material necessário para o procedimento, como ossos, tendões, meniscos e cartilagens, será fornecido pelo banco de tecidos do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
O objetivo é que a unidade ofereça tratamentos inovadores e de alto impacto para a população de Rondônia e da região Norte e, assim, possa melhorar a vida de muitos pacientes que aguardam por essa esperança de cura e recuperação.
ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP E FIQUE LIGADO NAS NOTÍCIAS
Redação SGC