Porto Velho (RO)18 de Maio de 202511:55:09
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Rondônia

Pesquisa CNT 2024 evidencia desafios nas rodovias de Rondônia e no Brasil

Estudo aponta precariedade na infraestrutura viária do estado e destaca impacto na segurança e economia nacional


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Pesquisa CNT 2024 evidencia desafios nas rodovias de Rondônia e no Brasil

Governo de Rondônia

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A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou nesta terça-feira (19) os resultados da Pesquisa CNT de Rodovias 2024, o mais abrangente levantamento sobre a infraestrutura viária brasileira. Foram analisados 111.853 quilômetros de rodovias pavimentadas, incluindo 1.900 km em Rondônia. O estudo revelou que as condições das estradas continuam desafiadoras, especialmente em regiões como a Norte, onde as rodovias desempenham papel essencial na logística e conexão de áreas remotas.

Rondônia: cenário regional preocupante

No estado de Rondônia, as rodovias federais apresentam qualidade predominantemente regular ou ruim:

  • BR-174 e BR-319: classificadas como ruins, sofrem com pavimentação deficiente e sinalização precária.
  • BR-364: classificada como regular, é uma das principais vias de escoamento agrícola da região.
  • BRs 425 e 429: avaliadas como boas, destacam-se como exceções em um cenário amplamente deficitário.
  • BR-435: recebeu classificação ruim, reforçando os desafios locais.

Os números detalhados mostram que apenas 4,1% dos trechos avaliados no estado foram considerados ótimos, enquanto 40,1% são bons. No entanto, a maior parte, 44,4%, foi classificada como regular, e 10,4% como ruim. Trechos péssimos somam 1%.

No quesito sinalização, os resultados também preocupam: 108 km foram classificados como ótimos, enquanto 997 km são regulares, 150 km ruins e 77 km péssimos.



Contexto nacional: reflexo de má gestão e baixos investimentos

Em nível nacional, a pesquisa apontou que 46% das rodovias analisadas não possuem acostamento e que 48,7% das faixas centrais estão desgastadas ou inexistentes. Além disso, a pavimentação de 40% das rodovias foi avaliada como ruim ou péssima.

Apesar disso, o levantamento mostrou uma leve melhora em comparação a anos anteriores, com 7,5% das vias classificadas como ótimas e 25,5% como boas. Segundo a CNT, o aumento nos investimentos começa a surtir efeito, embora de forma insuficiente para atender às necessidades do setor.

Impactos econômicos e sociais

A precariedade da malha viária brasileira impacta diretamente a competitividade do país, elevando custos logísticos e aumentando o risco de acidentes. Em Rondônia, as rodovias como a BR-319 e a BR-364 são fundamentais para o escoamento agrícola e o transporte interestadual, conectando o estado ao Acre e ao Amazonas. No entanto, a falta de investimentos consistentes e a gestão ineficaz têm prejudicado sua funcionalidade.

Os dados da Pesquisa CNT de Rodovias 2024 reforçam a urgência de melhorias na infraestrutura viária, especialmente em estados como Rondônia, onde as estradas desempenham papel estratégico. Investir em pavimentação, sinalização e segurança é essencial para garantir fluidez no tráfego, reduzir custos logísticos e impulsionar o desenvolvimento econômico da região e do país.

Portal SGC

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