Divulgação
O tradicional Baile da Rainha da Expojipa será realizado neste sábado (14), a partir das 20h30, no Esporte Clube Vera Cruz, no 1º distrito de Ji-Paraná. O evento abre com chave de ouro a temporada de festividades que antecedem a 44ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa), prevista para ocorrer entre os dias 9 e 13 de julho, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.
Neste ano, o concurso ganha um novo patamar com edição internacional, incorporando também a escolha da Garota Cowboy de Aço, e reúne 11 candidatas, selecionadas após três etapas rigorosas de seletivas. Inicialmente, 24 jovens participaram das fases preliminares, mas apenas 12 foram escolhidas para disputar os cinco títulos da noite: Rainha da Expojipa 2025, Garota Cowboy de Aço 2025, 1ª Princesa, 2ª Princesa e Madrinha do Rodeio.
A competição vai muito além da beleza. As participantes passaram por uma intensa preparação com treinamentos de pinhola, oratória e apresentações musicais, sendo avaliadas por um corpo de jurados especializado que leva em consideração diversos critérios, como passarela, desenvoltura, comunicação e expressão artística.
Tradição que abre caminhos
Embora a origem exata do Baile da Rainha não seja documentada oficialmente pela associação organizadora, o evento está presente em praticamente todas as edições da Expojipa e se consolidou como o primeiro grande ato oficial após o lançamento da feira, funcionando como um símbolo de prestígio e representatividade feminina para o município.
A festa também carrega forte valor simbólico e cultural, destacando o papel das mulheres como anfitriãs da maior feira agropecuária da região. Representar Ji-Paraná como Rainha da Expojipa é mais que um título: é assumir o papel de embaixadora da tradição, da hospitalidade e da identidade local.
Veja o vídeo:
Portal SGC