Porto Velho (RO)16 de Julho de 202505:24:57
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

SGC TV: Energisa explica como funciona a isenção total para consumo até 80 KWH

Principal mudança beneficia famílias de baixa renda com isenção total na conta de luz


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO

PUBLICIDADE

A Medida Provisória 1.300/2025 ampliou o alcance da Tarifa Social de Energia Elétrica em todo o país, e a ANEEL já regulamentou as novas regras, que estão em vigor. De acordo com as mudanças, clientes com renda per capita de até meio salário mínimo e consumo mensal de até 80 kWh terão isenção total na conta de luz, incluindo os impostos federais.

A principal alteração é o fim dos descontos progressivos. Agora, a isenção é fixa para os primeiros 80 kWh consumidos no mês. O que exceder esse limite será cobrado proporcionalmente, conforme o consumo adicional. Os critérios para ter direito ao benefício continuam os mesmos: cadastro no CadÚnico e enquadramento nos requisitos de renda.

Em Rondônia, o número de beneficiários saltou de 30 mil para quase 111 mil. No entanto, segundo a Energisa, esse número pode dobrar, já que muitos clientes ainda não solicitaram o benefício. A empresa reforça que os consumidores enquadrados nos critérios devem procurar a concessionária para garantir o direito à tarifa social.

A Energisa está orientando os clientes sobre as novas regras e como acessar o benefício. Com a mudança, famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh/mês terão a conta de luz zerada, aliviando o orçamento doméstico.






Portal SGC

Últimas notícias de Rondônia