Portal SGC
O ex-senador Acir Gurgacz comentou nesta semana a recente autorização para a repavimentação da BR-319, rodovia federal que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Segundo ele, a obra representa um marco para a integração da Amazônia e é estratégica para o desenvolvimento econômico do Norte do país.
"Essa é uma notícia muito importante para o Brasil, especialmente para Rondônia, Amazonas e Roraima. A repavimentação da BR-319 também abre caminhos para a exportação via Venezuela e fortalece a nossa economia regional", afirmou Gurgacz.
De acordo com o ex-senador, a luta pela recuperação da BR-319 é antiga e envolve anos de debates e articulações políticas. Ele relembra que, em gestões anteriores, foi possível conseguir a autorização para a reabertura da estrada e, mais recentemente, a manutenção do trecho conhecido como "Meião", de aproximadamente 400 quilômetros.
"Nesse trecho, está sendo feita a reconstrução da base e da sub-base da estrada, o que é fundamental. Quando a rodovia foi construída, a base era feita com madeira, porque não havia pedras disponíveis na região — e ainda hoje não há. Agora, estão utilizando pedra rachão, que precisa ser transportada em um processo logístico complexo e caro: da pedreira à balsa, da balsa à estrada", explicou.
Segundo Gurgacz, essa estrutura vai acelerar a pavimentação definitiva assim que for autorizada. "O fato de a base já estar pronta torna tudo mais rápido quando chegar a liberação total para o asfaltamento", pontuou.
O ex-senador também celebrou o acordo firmado entre os ministérios dos Transportes, Meio Ambiente e Infraestrutura, considerando a medida essencial para destravar o projeto. "Agora vemos o governo caminhando na mesma direção. Isso é fruto de uma orientação clara do presidente da República e do ministro Renan Filho, que estão cumprindo um compromisso de campanha. É um grande avanço. Estão todos de parabéns", finalizou.
Portal SGC