Porto Velho (RO)22 de Julho de 202502:12:39
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

Porto de Porto Velho celebra 50 anos e se consolida como referência logística da Amazônia

Inaugurado em 1975, o porto surgiu inicialmente como uma instalação militar


Imagem de Capa

Fotos: Acervo SOPH

PUBLICIDADE

O Porto de Porto Velho, administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), completa 50 anos de operação neste sábado (20 de julho). A data marca meio século de atividade de um terminal portuário que se tornou estratégico para o escoamento da produção da região Norte e para a integração comercial com outros países.

Inaugurado em 1975, o porto surgiu inicialmente como uma instalação militar. Ao longo das décadas, transformou-se em um dos principais eixos da infraestrutura logística da Amazônia. A virada institucional veio em 1997, com a delegação da gestão ao Governo de Rondônia, por meio de convênio com o Governo Federal, e com a criação da Soph, responsável por impulsionar investimentos, modernização e expansão da capacidade operacional.

Nesse mesmo ano, uma das maiores empresas exportadoras de soja e milho da região Norte passou a atuar como arrendatária no terminal, consolidando o porto como ponto estratégico na rota de exportação do agronegócio brasileiro.

Desde então, o Porto de Porto Velho se consolidou como corredor logístico fundamental para a exportação de grãos, pescado, madeira, bem como para a importação de fertilizantes, atendendo Rondônia e estados vizinhos. Sua localização privilegiada, com acesso ao rio Madeira, permite conexão com os rios Amazonas e Solimões, viabilizando rotas até mercados internacionais, especialmente via o Arco Norte.

Em 2023, o terminal registrou crescimento de 10% na movimentação de cargas. A estrutura atual conta com mais de 12 mil m² de área de armazenamento, área alfandegada, rampas para balsas, terminal graneleiro e um cais flutuante com operação o ano todo. Estão em andamento obras de modernização, incluindo a conclusão da nova sede administrativa e a ampliação do cais flutuante.

Nos últimos anos, o porto tem sido destaque nacional. Em 2022, recebeu o 1º lugar na categoria "Avanço" do Prêmio Portos + Brasil, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor). Em 2023, ficou em 2º lugar na categoria "Variação da Margem EBITDA", e em 2024, conquistou o 1º lugar na categoria "Conformidade Regulatória" no 7º Prêmio ANTAQ, reconhecendo as boas práticas adotadas pela gestão da Soph no período de 2019 a 2023.

Ao completar meio século, o terminal inicia uma nova fase, voltada à diversificação de cargas e à inserção internacional. A recente operação-piloto de exportação de pescado para o Peru sinaliza a expansão da atuação logística com foco em produtos refrigerados, minérios e cargas de maior valor agregado.

A partir de 2023, foram assinados quatro novos contratos operacionais com o objetivo de ocupar áreas disponíveis, atrair operadores privados e integrar o porto a outros modais, como a BR-364, o Aeroporto Internacional de Porto Velho e rotas com destino ao Pacífico. A meta é tornar Rondônia um hub logístico internacional, com forte ligação entre o Brasil, a América Andina e os mercados asiáticos.

Para o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, o cinquentenário marca o início de um novo ciclo: "O Porto de Porto Velho completa 50 anos com um legado consolidado e uma agenda estratégica para o futuro. Nosso foco é atrair novos negócios, ampliar a movimentação de cargas e fortalecer a integração regional. A história do porto é a história do desenvolvimento de Rondônia."



Portal SGC

Últimas notícias de Rondônia