Foto: Reprodução
Agricultores e produtores rurais poderão acessar financiamentos com juros reduzidos por meio de bancos credenciados; foco é incentivar a produção sustentável, a agroecologia e o fortalecimento do campo. Será lançado oficialmente em Rondônia nesta sexta-feira (26) o Plano Safra 2025/2026, iniciativa do Governo Federal que vai destinar R$ 89 bilhões em crédito rural para o fortalecimento da agricultura familiar, pesca artesanal e aquicultura de pequeno porte em todo o país.
O evento contará com a presença de autoridades do setor produtivo, movimentos rurais, técnicos, bancos públicos e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O Plano Safra 2025/2026 oferece linhas de crédito com juros reduzidos, incluindo 3% ao ano para a produção de alimentos e 2% ao ano para a produção orgânica e agroecológica, através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
Além do financiamento para custeio, comercialização e investimento, o programa traz foco especial na irrigação sustentável, mecanização agrícola, produção de alimentos saudáveis, agroecologia e digitalização no campo. Também estão previstas linhas verdes e de inovação, voltadas para tecnologias sustentáveis, redução de impactos ambientais e aumento da produtividade.
O superintendente federal do MDA em Rondônia, Gervano Vicent, destaca a importância do plano para a economia regional Gervano Vicent, "O Plano Safra 2025/2026 chega em um momento estratégico para o agro de Rondônia. Estamos falando de uma política robusta, que não só amplia o acesso ao crédito, mas também fortalece a agricultura familiar, promove a produção de alimentos saudáveis e apoia práticas sustentáveis. É uma oportunidade para que os nossos produtores cresçam com segurança e responsabilidade ambiental," Destaca Germano.
Com o novo plano, os agricultores de Rondônia já podem procurar os bancos credenciados, como Banco do Brasil, Caixa, Banco da Amazônia, cooperativas de crédito e demais instituições habilitadas, para solicitar as linhas de financiamento. O objetivo do Governo Federal é estimular uma produção mais justa, sustentável e diversificada, garantindo segurança alimentar, inclusão social e geração de renda no campo.
Portal SGC