Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO
Há mais de duas décadas, a ASDEVRON (Associação de Deficientes Visuais de Rondônia) atua como um pilar de apoio para pessoas cegas ou com baixa visão no estado. Com cerca de 100 associados em Porto Velho e mais de 300 em todo Rondônia, a instituição busca incluir e capacitar quem enfrenta os desafios da deficiência visual.
Histórias de Superação
José Odair do Nascimento, 42 anos, perdeu a visão há seis anos e precisou recomeçar do zero. Hoje, como presidente da ASDEVRON, ele lidera iniciativas que ajudam outros a enxergarem novas possibilidades. Já Carlos Eduardo, 22, perdeu a visão aos nove anos, mas concluiu o curso de Análise de Sistemas. Apesar da qualificação, ainda busca oportunidades no mercado de trabalho.
Robson de Souza, 40, voluntário e formado em Tecnologia da Comunicação, é um dos que dedicam tempo à causa. "Aqui, lutamos por direitos e dignidade", afirma.
Serviços e Desafios
A ASDEVRON oferece aulas de informática, braille, música, terapia ocupacional, atendimento psicológico e assistência social - tudo sem cobrança. No entanto, a associação enfrenta dificuldades: não possui sede própria e depende de um espaço alugado, vivendo sob a incerteza do amanhã.
"Nossa principal necessidade é um local fixo para continuar nosso trabalho", destaca José Odair.
Como Ajudar ou se Associar
Interessados podem entrar em contato pelo telefone (69) 99311-9360 (WhatsApp ou ligação) ou visitar a sede na Avenida 58, nº 62, próximo à Avenida Guaporé, em Porto Velho.
A ASDEVRON prova que, mesmo sem enxergar com os olhos, é possível ver a vida com o coração.
Portal SGC