Porto Velho (RO)26 de Julho de 202508:28:17
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

SGC TV: Defesa Civil de Porto Velho alerta para risco de desbarrancamento em áreas ribeirinhas do Rio Madeira

Sinalização em pontos críticos busca prevenir acidentes; regiões como Boca do Jamari e Jaci-Paraná estão na lista de próximas intervenções


Imagem de Capa

Foto: Reprodução/Portal SGC/Redetv!RO

PUBLICIDADE

A paisagem às margens do Rio Madeira esconde um perigo silencioso: o fenômeno das "terras caídas", processo natural de desmoronamento de barrancos que, sem sinalização adequada, pode colocar vidas em risco. Para prevenir acidentes, a Defesa Civil de Porto Velho está reforçando a sinalização em áreas críticas, incluindo a Estrada do Belmont, o Ramal Maravilha e a comunidade de São Sebastião.

O fenômeno geológico é comum após períodos de cheia, quando o solo, aparentemente firme, encontra-se instável internamente, aumentando o risco de desbarrancamentos. De acordo com Marcos Berti, coordenador da Defesa Civil de Porto Velho, os pontos de maior risco já foram mapeados, mas ainda faltam 15 locais a serem sinalizados. Entre as próximas áreas prioritárias estão a região da Boca do Jamari, no Baixo Madeira, e o distrito de Jaci-Paraná, no Alto Madeira.

Moradores devem redobrar atenção e respeitar avisos

Enquanto o trabalho de monitoramento e sinalização avança, a Defesa Civil alerta a população para redobrar a atenção e respeitar as placas de advertência. Relatos de moradores têm ajudado a identificar novas áreas de risco, e o órgão continua com ações preventivas nas próximas semanas.

Para emergências, a Defesa Civil de Porto Velho está disponível pelo telefone 199 ou pelo número 69 98473-2112.








Portal SGC

Últimas notícias de Rondônia