O prefeito Sérgio Pedro 'Esquinão' com a Secretária de Saúde, Sirley Calegari
Arquivo
Com objetivo de dar visibilidade aos dados sobre arboviroses, doenças como Dengue, zika, chikungunya e febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, um aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Presidente Médici e já têm seu alcance expandido para outras importantes informações como a divulgação do estoque de medicamentos da farmácia básica e lista de farmácias de plantão, O dispositivo foi ‘batizado’ pelo nome de "Painel da Saúde" e é totalmente gratuito a comunidade.
O sistema foi criado pelo servidor, Divan Guimarães da área de tecnologia da informação, atuando no momento como Coordenador da Atenção Básica. Segundo ele, a ideia surgiu nos corredores da enfermaria do hospital municipal de Ji-Paraná, durante um conversa de se criar um painel sobre arboviroses. "O assunto não saiu da cabeça e aos poucos, fui assimilando as primeiras informações e, se transformando em um projeto de Cidadania Digital. Com muita calma fui lapidando, programando, testando e, assim nasceu o aplicativo" explicou. O aplicativo está em operação há cinco meses.
Ainda de acordo com Divan Guimarães, o aplicativo Cidadania Digital é para todos os cidadãos de Presidente Médici com alvo para empoderar com informação e facilitar o acesso à saúde de todos. Atualmente já são mais de mil usuários, sinal de que o dispositivo encontrou eco na comunidade.
O servidor agradeceu o apoio da Secretária de Saúde, Sirlei Calegari por acreditar no seu potencial, e o inserindo na amostra do Sistema único de Saúde (SUS-RO), tendo seu nome selecionado para apresentar essa nova ferramenta.
Pelo aplicativo, o cidadão cadastrado pode obter as seguintes informações sobre: Farmácia de plantão, disponibilidade de medicamentos, Identificar sintomas e obter orientação, Acompanhar alertas de saúde pública e até enviar fotos de larvas para controle da dengue. Para ter o aplicativo a pessoa basta acessar o site: Acesse: https://saudemedici.online. Informações: (69) 3471-3355.
Para a Secretária de Saúde, Sirlei Calegari o aplicativo é crucial para o planejamento, gestão e avaliação das ações e políticas de saúde do município. Ele oferece uma visão clara e organizada de dados relevantes, permitindo que gestores e profissionais identifiquem tendências, necessidades e áreas que precisam de atenção. "Tudo isso facilita a tomada de decisões baseada em evidências para produzir condições apropriadas para coleta de recursos", comentou.
J Nogueira/PortalSGC