Foto: Reprodução
Em um gesto de grandeza política e respeito institucional, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), recebeu nesta sexta-feira (8) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Rio Branco, para o anúncio de um pacote de obras e investimentos federais que ultrapassam R$ 1 bilhão para o estado.
Mesmo sendo de espectros políticos opostos, o governador destacou a importância da visita presidencial e demonstrou espírito republicano ao afirmar que as diferenças partidárias devem ficar restritas ao período eleitoral. Em discurso emocionado e carregado de simbolismo, Cameli agradeceu os investimentos anunciados por Lula e declarou:
"Aqui o senhor está unindo esquerda e direita. Estamos cumprindo uma promessa: governar para todos. Muito além da política, a vinda de um presidente da República é um gesto de respeito ao nosso povo."
Durante o evento, que aconteceu no período da tarde, o governador também enalteceu a história do Acre, lembrou a luta do povo acriano por soberania e convidou o presidente a retornar sempre que quiser ao estado,
"Seja muito bem-vindo ao Acre. O senhor é recebido com honra em nome de todos os acrianos. Soberania não é isolamento, é a capacidade de dialogar com respeito e igualdade. O Acre sabe disso."
Lula, por sua vez, agradeceu a recepção calorosa e destacou que os investimentos anunciados contemplam áreas essenciais como infraestrutura, saúde, educação, moradia e saneamento, dentro do novo PAC - Plano de Aceleração do Crescimento.
O encontro entre presidente e governador se tornou um exemplo de diálogo institucional acima das diferenças partidárias, mostrando que, quando o foco está no povo, é possível construir pontes mesmo entre lados opostos da política.
Eduardo Kopanakis/ Portal SGC