Encontro Caminhada Esperança em Ji-Paraná
Tiago Rodrigues
O movimento "Caminhada Esperança" realizou uma etapa histórica em Ji-Paraná, reunindo uma plateia entusiasta e diversas lideranças de centro e de esquerda na Chácara Cascavel. A grande presença de público, mobilizada pelo ex-senador Acir Gurgacz, confirmou seu prestígio em alta na sua base eleitora e que há uma empolgação palpável de que a "Caminhada Esperança" renderá bons frutos na política em 2026.
O encontro em Ji-Paraná marca um passo importante na trajetória do movimento. O evento teve sua etapa inicial realizada em Porto Velho, passou por Ariquemes, e, após a bem-sucedida edição em Ji-Paraná, seguirá para novas etapas em Cacoal e Vilhena, sempre mobilizando as pessoas das regiões onde acontece.
A abertura do evento tocou o público de forma especial com a apresentação das crianças do projeto Orquestra em Ação, que executaram os Hinos Nacional e de Rondônia. A mobilização foi robusta, com a presença de pessoas de diversas cidades da região central e até da região do café.
MENSAGEM DE UNIDADE
Acir Gurgacz deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou o objetivo central do encontro: "A mobilização democrática através do movimento Caminhada Esperança tem o objetivo não se separar ou se distinguir, e sim de somar para conquistar vitórias importantes na política e nas eleições e promover ações que contemplem a todos".
O ex-senador usou exemplos concretos para ilustrar sua filosofia política. Ele citou as importantes obras de duplicação e do viaduto em Ji-Paraná, no saneamento, na saúde e na educação. "Essas e muitas obras que conseguimos não beneficiarm só a nós que usamos elas hoje, e sim a todos que neste momento estão passando por lá. É isso que buscamos na política e com o movimento: beneficiar a todos e, acima de tudo, sem corrupção, sem pegar o dinheiro suado das pessoas que são pagos em impostos para retornarem a elas em forma de ações de governo e políticas públicas bem estruturadas", destacou.
ARTICULAÇÃO FORTE
O encontro consolidou a aproximação de diversas correntes políticas em Rondônia. Lideranças de todos os partidos de esquerda, de centro e de até mesmo da direita marcaram presença, sublinhando o caráter unificador do movimento. Entre as personalidades presentes, estavam o senador Confúcio Moura, a deputada estadual Claudia de Jesus, o ex-deputado Federal Anselmo de Jesus, e o ex-prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, coordenador estadual da "Caminhada Esperança", Roberto Sobrinho, e o ex-vice-governador e ex-deputado estadual Airton Gurgacz.
A participação dessas figuras políticas em um único evento reforça a articulação de um bloco significativo e coeso para a disputa eleitoral futura no estado.
ELEGIBILIDADE PARA 2026
Em um dos momentos de maior interesse, Acir Gurgacz abordou sua situação jurídica, que o impediu de participar de pleitos anteriores, afirmando com clareza que agora está, sim, apto a participar das eleições de 2026.
O ex-senador apresentou o contexto legal de sua elegibilidade. Acir Gurgacz havia sido condenado em 2018 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o que gerou sua inelegibilidade. Contudo, o período de inelegibilidade de oito anos — que antes era contado após o cumprimento da pena passou a ser contado a partir da data da primeira condenação colegiada — sendo que este período estará encerrado em fevereiro de 2026, a tempo do registro da candidatura para as eleições de 2026.
A mobilização da "Caminhada Esperança" em Ji-Paraná e a união das forças políticas demonstram que há uma grande expectativa de que Acir Gurgacz possa ser um nome central na chapa majoritária de 2026, com o objetivo de "somar para conquistar vitórias" em Rondônia.
Gurgacz está mobilizando o seu partido, o PDT, e formando uma aliança com diversos partidos para discutir como será a sua participação nas próximas eleições. Ele deseja voltar ao Senado, mas também existem conversas para uma candidatura ao governo do Estado.
Fernando Pereira/ Guarim Liberato