Porto Velho (RO)20 de Outubro de 202517:53:15
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

Secretaria confirma casos de Dengue Tipo 3 no município

Uma ação de prevenção deverá chegar em todos os bairros da cidade


Imagem de Capa

Casos de Dengue Tipo 3 foram confirmados em Ji-Paraná

Ilustrativa

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde (Semusa) de Ji-Paraná confirmou esta semana, que no início deste ano, os primeiros casos de Dengue tipo III no município. A detecção foi feita por meio de exames laboratoriais realizados em parceria com o Laboratório Central (Lacen), reforçando a vigilância epidemiológica na cidade. De acordo com a servidora (Agente de Endemias), Valdiene Melo, esse tipo de Dengue não era registrado na região há 10 anos.

A servidora alertou a população para a importância da prevenção. Segundo a mesma, a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya), continua sendo a principal medida de combate à doença.

"Entre os principais sintomas da Dengue estão febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, cansaço extremo, náuseas e manchas vermelhas na pele. A procura pela unidade de saúde deve ocorrer imediatamente", alertou Valdiene Melo.

De acordo com a secretária, os bairros com os maiores casos de registros foram: Primavera (3), Novo Ji-Paraná e Bairro Centro do primeiro distrito (1). Nos próximos dias todos os 71 bairros e os dois distritos (Nova Londrina e Nova Colina), estarão recebendo ações de prevenção.

Dengue tipo 3 é mais grave?

O sorotipo DENV-3 é uma das quatro categorias de dengue em circulação no Brasil. Estudos apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo Fapesp) não sugerem que a Dengue tipo 3 seja mais grave. No entanto, quando o indivíduo é infectado por outros sorotipos, como o DENV-1, e logo depois pelo DENV-3, a gravidade do caso pode aumentar. A Qdenga, vacina contra a Dengue atualmente em circulação no Brasil, garante proteção contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da doença. No entanto, diferentemente da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, sua administração deve ser feita em duas doses. www.agenciasp.sp.gov.br.



J Nogueira/PortalSGC

Últimas notícias de Rondônia