Porto Velho (RO)02 de Dezembro de 202522:32:31
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

SGC TV: Nova geração de seringueiros renova ciclo da borracha em Rondônia com apoio de capacitação

Comunidades tradicionais de reservas extrativistas participam de oficinas para retomar e modernizar o manejo do látex


Imagem de Capa

Portal SGC

PUBLICIDADE

Um projeto de capacitação está mobilizando comunidades tradicionais de Rondônia para retomar e fortalecer o manejo da seringueira e a produção da borracha no estado. A iniciativa, realizada pela Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), reúne extrativistas de unidades de conservação como as Reservas Extrativistas Lago do Cuniã e Jaci-Paraná, além das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Bom Jardim e Rio Machado.

O objetivo da oficina é ensinar boas práticas de manejo e produção a uma nova geração, preservando a cultura seringueira na região. De acordo com Sebastião Neves, presidente da OSR, a ação fortalece as comunidades que mantêm essa tradição. "Sabendo manejar, os seringais... é bem melhor hoje", afirma Neves em depoimento.

O cenário atual mostra que Rondônia tem potencial a explorar. Enquanto o estado produz cerca de 70 toneladas de borracha, o Amazonas produz 200 toneladas e o Acre chega a produzir um milhão de toneladas. A atividade representa tanto uma herança cultural quanto uma oportunidade econômica.

Em paralelo, a tradição extrativista segue viva em outras comunidades. Ricardo Mendes, representante de uma associação com mais de 40 famílias em Machadinho do Oeste, interior do estado, relata que o produto tem chamado a atenção. "A gente viu que gostaram do produto", disse Mendes. A associação mantém a extração do látex, e o interesse de investidores tem crescido.

A reunião de capacitação é vista pelos participantes como um passo importante para o futuro da borracha em Rondônia, alinhando conhecimento tradicional com técnicas atualizadas para revitalizar a cadeia produtiva.






Portal SGC

Últimas notícias de Rondônia