Porto Velho (RO)16 de Dezembro de 202519:18:06
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Rondônia

Filha reclama por falta de atendimento para a mãe

O caso aconteceu no último sábado


Imagem de Capa

A paciente foi levada até a UPA DE Eber

Ilustrativa

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A falta de viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ji-Paraná, no início da tarde deste sábado (13/12), gerou duras críticas a Ana Francisca, moradora do travessão entre a estrada do aeroporto e a Linha 128, zona rural deste município. O descontentamento ocorreu pela falta de atendimento negado para a sua genitora, Rogeymar Mendonça de 43 anos. Segundo ela, a resposta é que naquele momento, a solicitação poderia demorar em até uma hora.

Ana Francisca, disse que sua genitora sofre com fibromialgia, depressão e ansiedade. "Hoje, mais uma vez, ela estava com crise de ansiedade e aparentava estar inconsciente. Para nós, a situação estava crítica ao ponto dela de sofrer um infarto, por isso, liguei para o Samu e, infelizmente, não fomos atendidos", lamentou.

A filha ainda relatou que ligou para a Central de Atendimento do Samu às 12h43, pedindo ajuda. "O médico disse que iria demorar. Passado uns 40 minutos eu retornei e ele me disse que não tinha o que fazer a não ser esperar, por conta que a unidade estava somente com uma viatura", Relatou. O médico ainda teria completado: "Vá reclamar com os vereadores porque a senhora está reclamando pela demora".


Na UPA foi constatado que a paciente estava com princípio de derrame (divulgação)


Ana Francisca ainda afirmou que a mãe somente foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), porque o cadastro teve que pedir dinheiro emprestado para pagar o Uber, já que estava passando de uma hora e a viatura não chegava, como não chegou. Ela finalizou ter sido atendida pelo Samu na primeira vez de forma rápida e prestativa. Ainda de acordo com a família, a equipe da UPA teria constatado principio de derrame em Rogeymar Mendonça.

Samu

A reportagem procurou a direção do Samu para se posicionar sobre o fato narrado pela a reclamante e ouvido a seguinte resposta: "No momento da solicitação nossas equipes do plantão estavam empenhadas em outras ocorrências que demoraram tempo. Com isso não foi possível atender de imediato esta solicitação", afirmou um servido de nome Rodrigo que seria o coordenador do Samu local.






J Nogueira/PortalSGC


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