O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está com inscrições abertas até sexta-feira (14) para o preenchimento de 800 vagas em cursos técnicos de nível médio, em diversas áreas, em Porto Velho. Podem participar estudantes que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio.
As matrículas podem ser realizadas presencialmente na sede da Escola Técnica Estadual (Etec), localizada na avenida Tiradentes, bairro Industrial, e nos polos Rio Branco e Flora Calheiros.
Os interessados devem consultar todas as informações e regras previstas no edital antes de efetuar a matrícula.
No ato da inscrição, é necessário apresentar documento de identificação, como Carteira de Identidade Nacional (CIN), Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no novo modelo, passaporte, Carteira de Trabalho, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE).
Também são exigidos CPF, comprovante de endereço atualizado, emitido nos últimos três meses, e comprovante de escolaridade. Neste último caso, podem ser apresentados declaração de matrícula, certificado de conclusão e histórico escolar atualizado referente ao ano letivo de 2026.
Ensino técnico abre caminho para novos projetos
A procura pelos cursos técnicos demonstra o interesse de estudantes e trabalhadores de diferentes faixas etárias pela formação profissional. Enquanto jovens buscam qualificação para facilitar o ingresso no mercado de trabalho, profissionais que já estão empregados encontram na educação técnica uma oportunidade de atualização e aperfeiçoamento.
Entre os candidatos que procuraram o Idep nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (10), quando já havia filas no local, estava Fábio Araújo do Nascimento, de 18 anos. Cursando o terceiro ano do ensino médio, o estudante pretende utilizar a formação técnica como parte da preparação para um projeto de empreendedorismo.
Morador do bairro Nossa Senhora das Graças, em Porto Velho, Fábio escolheu o curso Técnico em Administração entre as opções disponíveis. Segundo ele, a formação será importante para colocar em prática o projeto de criação de uma startup.
"Eu e mais dois sócios, um de São Paulo e outro do Rio Grande do Sul, queremos lançar uma startup", contou o estudante.
Cursos disponíveis
As 800 vagas são distribuídas entre diferentes áreas de formação profissional. Entre os cursos ofertados estão:
Secom