Porto Velho (RO)09 de Maio de 202511:26:26
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

Audiência Pública apresenta diagnósticos do plano diretor de Ouro Preto

Os diagnósticos apresentados serão guias para os próximos 10 anos de desenvolvimento da cidade


Imagem de Capa

Foto: Lucas Porfírio

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Ouro Preto e a Fundação Gorceix, realizou na última segunda-feira (10), uma audiência pública para revisar o Plano Diretor da cidade. Durante o encontro, foram compartilhadas as análises comunitárias e técnicas do processo de revisão do documento, como parte de um diagnóstico participativo.

Junto à coordenadora encarregada da revisão do Plano Diretor, Ana Schimidt, a equipe técnica da Fundação Gorceix apresentou os resultados das oficinas participativas e análises das leis relacionadas, como a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo, a Lei de Regularização Edilícia, o Plano Diretor de Mobilidade e a Regularização Fundiária, além do Código de Obras e Edificações.

Esta audiência representa a segunda fase do processo de revisão do Plano. Ana Schimidt ressaltou a riqueza do diagnóstico, resultado das contribuições populares em todos os distritos, juntamente com quatro oficinas temáticas e discussões técnicas abrangentes com a Prefeitura e outras entidades municipais.

Durante a audiência, tanto o público presente quanto os espectadores remotos tiveram a oportunidade de levantar questões para a equipe técnica da Fundação Gorceix, abordando tópicos como os impactos da mineração, saneamento e ocupação do território. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Camila Sardinha, destacou a efetividade da audiência, com uma participação significativa da comunidade.

Os diagnósticos apresentados serão guias para os próximos 10 anos de desenvolvimento da cidade. O prefeito Angelo Oswaldo enfatizou a importância da participação pública nesse processo de construção do futuro municipal, enquanto os documentos estão disponíveis para consulta pública e as opiniões da população serão consideradas na revisão final do Plano Diretor.

As próximas etapas incluem a proposição de leis e diretrizes pela Fundação Gorceix, mais discussões com a sociedade civil e, por fim, a aprovação do documento pela Câmara Municipal de Ouro Preto. Há uma esperança coletiva de que este plano não seja apenas mais um documento esquecido, mas sim implementado efetivamente, como destacou o vereador Wanderley Kuruzu.

A audiência pública foi transmitida ao vivo e está disponível na íntegra no canal da Prefeitura no Youtube.


Redação SGC

Últimas notícias de Rondônia