Porto Velho (RO)06 de Julho de 202517:05:46
EDIÇÃO IMPRESSA
Rondônia

MPF discute soluções para transporte e serviços públicos na Gleba Rio Preto

Moradores enfrentam dificuldades de acesso e carência de serviços essenciais em Porto Velho


Imagem de Capa

Foto: Divulgação/MPF/RO

PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) realizou uma reunião com os moradores da Gleba Rio Preto, em Porto Velho, para tratar das dificuldades de acesso à sede do município e da falta de serviços públicos essenciais na região. A reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira (13) na sede do MPF.

Durante o encontro, os moradores relataram as dificuldades enfrentadas, principalmente no acesso à cidade durante diferentes períodos do ano. Na estação chuvosa, as estradas ficam intransitáveis e a única opção é uma viagem de três dias pelo rio. Na estação seca, o trajeto terrestre leva cerca de 10 horas. A comunidade, que abriga cerca de 400 famílias, sofre também com problemas de abastecimento, atendimento médico emergencial, transporte escolar, e a ausência de escolas para alunos do 6º ano em diante.

Os participantes da reunião solicitaram o acesso a uma estrada de chão localizada na Floresta Nacional (Flona) Jacundá. No entanto, o procurador da República Gabriel Amorim explicou que essa estrada é de uso exclusivo da empresa Madeflona, concessionária para o manejo florestal sustentável. Para tornar a estrada pública, seria necessário alterar a lei federal que criou a unidade de conservação, um processo que deve ser tratado no Congresso Nacional.

"O MPF concentrará esforços para solucionar as questões apresentadas, como a falta de escolas, unidades de saúde, transporte escolar e melhorias nas estradas legalizadas", afirmou Amorim, ressaltando que será elaborado um cronograma de trabalho para propor medidas concretas.

Na manhã do mesmo dia, a Câmara de Vereadores realizou uma audiência pública sobre o tema, com a participação de moradores, líderes comunitários, secretários municipais, representantes do ICMBio e um deputado federal, reforçando a urgência e a importância das demandas da comunidade da Gleba Rio Preto.

Portal SGC

Últimas notícias de Rondônia