Porto Velho (RO)16 de Outubro de 202403:31:01
EDIÇÃO IMPRESSA
RONDÔNIA

JI-PARANÁ: Nível do Rio Machado continua abaixo da cota mínima

Nesta terça-feira o nível do rio amanheceu 14 cm abaixo do limite aceitável


Imagem de Capa

Foto: Reprodução

PUBLICIDADE

O Rio Ji-Paraná, mais conhecido por Rio Machado, continua com o nível negativo para a navegação segura. De acordo com a Agência Nacional de Água (ANA), o nível mínimo aceitável é de 6,28cm. Nesta terça-feira (15/10), a régua mostra 6,14 cm, o mais baixo dos últimos 20 anos. Esse é o resultado do verão amazônico mais grave das duas últimas décadas. Para a Defesa Civil as chuvas mais intensas devem começar somente a partir da segunda metade do próximo mês de dezembro.

Pesca prejudicada

O presidente da Associação de Pescadores Colônia Z-9 com mais de 100 associados, Manoel Batista voltou a lamentar a seca do Machado, especialmente, para a pesca. Segundo ele, a categoria é a mais prejudicada. "Estou há mais de 33 anos na pesca e, este é um ano totalmente atípico de tudo que já vivemos com essa que é a maior seca da história", comentou.

Este ano o Rio Machado registrou a maior seca dos últimos 40 anos na região de Ji-Paraná (Rep.Rede TV)

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também se manifestou. Segundo o comando, a orientação é que os usuários dos rios da região, Machado e Urupá tomem todos os cuidados possíveis de segurança. Uma embarcação somente pode ser usada por quem realmente tem experiência e com o uso do colete salva-vidas. Ainda segundo o comandado, o Machado contém nesse período de seca, inúmeras pontas de pedras o que aumenta ainda mais o risco de acidentes. O alerta também serve para os banhistas com atenção aos chamados pontos cegos, que são muitos povos profundos.

Defesa Civil

Outra manifestação foi da coordenadora da Defesa Civil local, Meire Zanetim. Ela afirma que a preocupação continua e que ainda não tem previsão de volume de chuvas que possa melhorar o nível dos rios da região. "Continuamos observando a oscilação da elevação de água dos rios. Neste ano o Machado ‘bateu’ todos os recordes negativos da sua história", concluiu.















J. Nogueira - Portal SGC

Últimas notícias de RONDÔNIA